O sonho de São José

A fuga para o Egito é mencionada em um único evangelho o de São Mateus.

Um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matar.”

José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.

Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1).

Encontramos esta passagem em Mateus 2,13-15.

Na casa da Sagrada Família encontramos alguns vitrais para homenagear São José e este é um deles. Neste sonho o anjo diz a José para receber Maria, pois "o que nela foi concebido vem do Espírito Santo (Mt 1,20)"

Na casa da Sagrada Família encontramos alguns vitrais para homenagear São José e este é um deles. Neste sonho o anjo diz a José para receber Maria, pois “o que nela foi concebido vem do Espírito Santo (Mt 1,20)”

O anjo lhe apareceu em sonho por duas vezes e ao meditar percebemos que o anuncio aconteceu a Maria e também a José.

Diante dos sonhos que ele teve houveram manifestações de Deus. Anúncios que aconteceram para que Jesus fosse protegido.

E foram de uma forma bem simples, pois José era um homem dócil a ação de Deus.

O Senhor se manifesta em nossas vidas, ele fala e nos chama.

E isto acontece de diversas formas, basta ouvi-lo.

Em uma geração tão imediatista, que precisa de sinais e respostas rápidas ao nos deparar com José sentimos uma serenidade e abertura em acolher a missão e chamado de Deus.

Esta docilidade o fez participar da história da salvação, realizando a missão de pai daquele que nos salvou.

É muito importante tirarmos um momento de meditação da Palavra de Deus para ouvi-lo, para que possamos ser orientados a realizar a vontade de Deus.

Mateus 6,6 nos dá um ensinamento muito rico, “quando orares entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.”

Coloque sua confiança no Senhor e ouça o que ele tem a lhe dizer, que a sua voz possa ecoar, acalmando trazendo paz e esperança a situação que você está vivendo.

Rogamos a São José para que nos ajude a ouvir a voz do Senhor, realizando sempre a sua vontade.

São José, rogai por nós!