O Templo de Salomão

Jerusalém

Jerusalém – Domo da Rocha

O Rei Davi tinha um projeto para a construção de um Templo para guardar a Arca da Aliança.

A mesma Arca da Aliança que estava em um Tabernáculo desde a época de Moisés.

O Senhor não permitiu que Davi construísse este Templo, pois estava acontecendo muitas guerras e derramamento de sangue.

Este projeto foi confiando a Salomão, seu filho que era um homem pacífico.

 

Acompanhemos a passagem onde o Senhor confia a construção do Templo a Salomão.

“Sabes que Davi, meu Pai, não pôde edificar um templo em nome de Senhor seu Deus, por causa das guerras que teve de sustentar até o dia em que o Senhor pôs os seus inimigos sob a planta de seus pés. Agora, porém, o Senhor deu-me paz de todos os lados: não há mais inimigos nem calamidades. Por isso penso em edificar um templo em nome do Senhor, meu Deus. O Senhor, com efeito, falara disso a Davi, meu pai, nestes termos: Teu filho, que eu farei sentar em teu lugar no trono, este edificará um templo em meu nome.” (I Reis 5,3-5; 6,21)

 

A construção do templo para depositar a Arca da Aliança, foi feito sobre o Monte Moriá, local onde Deus firmou sua aliança com Abraão, quando levou seu filho Isaac em sacrifício.

Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” – “Eis-me aqui”, respondeu ele. Deus disse: Toma teu filho, teu único filho aquém tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”

No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado.

Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe. “Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.”

Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E enquanto os dois iam caminhando juntos, Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” – “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?” Gen 22,1-7

 

A construção aconteceu em um período muito próspero que duraram sete anos.