Nossa Senhora começou a aparecer em Lourdes – França em1274 a Bernadette Soubirous, camponesa de 14 anos.
Ela dizia a sua mãe que teria visto uma “dama” na gruta de Messabielle.
Esta “dama” continuou aparecendo até os 16 anos a Bernadette.
Em 11 de fevereiro de 1858, Bernadette foi recolher um pouco de lenha com sua irmã, pois precisavam vender para comprar pão.
Tirando os seus sapatos e meias para atravessar a água junto a gruta, Bernadete ouviu um barulho de duas rajadas de vento, mas as árvores não se mexiam. Viu então uma luz na gruta de Massabielle e uma menina pequena como ela, vestida de branco e com uma faixa azul na cintura. Segurava em uma das suas mãos o rosário em oração. Em cada um dos pés, tinha rosas de ouro amarela.
Em 18 de fevereiro, Bernadete foi informada pela senhora para retornar à gruta. A senhora disse: “Eu prometo fazer você feliz não neste mundo, mas no próximo”.
Bernadette foi proibida de ir à gruta por seus pais e autoridades policiais, mas ela não deixou de ir a gruta.
Na aparição do dia 24 de fevereiro, a senhora pediu oração e penitência pela conversão dos pecadores.
Nossa Senhora convidou Bernadete a cavar o chão e beber a água da nascente. A partir dali, a notícia se espalhou e essa água foi dada a pacientes de todos os tipos e muitas curas milagrosas aconteceram.
Foram confirmadas sete curas, que para a medicina não tem explicação.
O primeiro milagre certificado foi para uma mulher, a sua mão direita era deformada devido um acidente.
O governo emitiu sanções para que as pessoas não entrassem na gruta. Napoleão III precisou intervir no processo das aparições de Lourdes e ordenou que abrissem a gruta em 4 de outubro de 1858.
Mesmo com a gruta fechada, Bernadette conseguia visitá-la a noite e em 25 de março, a aparição falou “Eu sou a Imaculada Conceição”.
No dia 16 de julho, Bernadette foi pela última vez à Gruta e relatou que “Eu nunca a tinha visto tão bonita antes”.
Em 18 de janeiro, o bispo local declarou que “a Virgem Maria apareceu de fato a Bernadette”, a partir de então foi estabelecido neste local a devoção mariana.