Na véspera da festa judaica da Páscoa ou dos Pães Ázimos, Jesus e seus discípulos retiraram se em um quarto superior para participarem da comemoração.
Durante esta refeição Jesus lavou os pés dos seus discípulos. Foi nesta ocasião que Jesus transformou o pão e o vinho em Eucaristia.
O Cenáculo fica no Monte Sião e tornou-se o lugar de encontro dos primeiros cristãos.
A Ceia
Mc 14,12-25
No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava a Páscoa, perguntaram-lhe os discípulos: “Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa?” Ele enviou dois dos seus discípulos dizendo: “Ide à cidade e sair-vos-a ao encontro um homem, carregando um cântaro de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: O Mestre pergunta: Onde está a sala em que devo comer a Páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, mobiliada e pronta. Fazei ali os preparativos.” Partiram os discípulos para a cidade e acharam tudo como Jesus lhes havia dito, e prepararam a Páscoa.
Chegando a tarde, dirigiu-se ele para lá com o Doze. Enquanto estavam sentados à mesa e comiam, Jesus disse: “Em verdade vos digo: um de vós que come comigo me há de entregar.” Começaram a entristecer-se e a perguntar-lhe um após outro: “Por ventura sou eu?” Respondeu-lhes ele: “É um dos doze, que se serve comigo do meso prato. O Filho do homem vai, segundo o que dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem for traído! Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido.”
Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo : “Tomai, isto é o meu corpo.” Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E disse-lhes: ”Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos. Em verdade vos digo: já não beberei do fruto da videira, até aquele dia em que o beberei o novo no Reino de Deus.”