Um local pagão

Banias ou Cesaréia de Filipe

 

Pan, o deus grego dos pastores e rebanhos, pertence a mitologia grega. O deus dos bosques e dos campos, reside nestes lugares onde aparece dançando e caçando.

Tocando uma flauta com seus chifres e pernas de bode, assusta os caçadores.

A palavra pânico é proveniente ao deus Pan, que se deriva do grego.

Em Cesaréia de Filipe ou Banias, localizado em Israel é encontrado alguns templos e acrópoles em homenagem a esse deus. Os gregos viviam ali e o cultuavam.

Na época Romana, o filho de Herodes, Filipe foi governar este local mudando o seu nome de Banias para Cesaréia de Filipe. Motivo pelo qual não fosse confundida por Cesaréia Marítima.

Tornou-se uma cidade pagã, fundada por Filipe e foi muito criticado por este motivo.

As águas de Cesaréia de Filipe alimenta o Rio Jordão.

 

Foi neste local que Jesus esteve com seus discípulos, ali lançou a pergunta “Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?”

“Simão Pedro respondeu: Tu és o Messias, o Cristo, o Filho do Deus vivo. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças da morte não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.” Mt 16,13.16.18-19

Um cenário pagão, onde providencialmente Jesus fala da sua Igreja. Jesus deve ter mostrado que a sua Igreja não cultua os deus, não assusta, não os deixa em pânico.

Que a sua Igreja tem somente um Deus que é trino e santo e que não se firmam em rochas e em templos pagãos.

A sua Igreja é feita de homens que se amam e que testemunham o amor de Deus.