RELEXOS DE CHRISTI

Saímos de casa antes do sol. O destino era a cidadezinha de Conceição de Macabú, no Norte do Estado do Rio.  Passava do meio dia, quando chegamos à área central, onde encontramos os paroquianos da Igreja Matriz, confeccionando os tradicionais tapetes de areia, sal, pó de serra  e pó de café, com desenhos bíblicos. Uma linda passarela por onde o Santíssimo Sacramento passaria no meio da tarde.  Uma hora antes da missa, o céu de Conceição de Macabu, escureceu e dele caiu uma grande tempestade.  A chuva forte varreu para o canto da rua, toda a dedicação dos artistas anônimos, todo o colorido dos tapetes que se dissolveram por completo.  A missa, presidida pelo vigário Luís, deixou a igreja sem espaço pra mais ninguém.  No fim da celebração, a chuva continuava e forte!  Os tapetes dissolvidos…  o “chuveirão” aberto no céu… e pensei comigo: “a procissão foi cancelada, claro!!” Foi então que o vigário expôs o Santíssimo no altar e convidou a todos para a procissão. Isso mesmo… de baixo d’água!!!  Logo nos primeiros 300 metros, pisando naquele resto de rabisco no asfalto, do que era um dos quadros apagados, pela enxurrada,  me veio ao coração: “O Santíssimo, com essa chuva, quer abençoar a cidade, lavá-la de toda a incredulidade e secularismo.”  Foi então que o Senhor foi conduzido à varanda de uma casa. Lá havia um altar muito bem ornamentado e um homem idoso, com o olhar cheio de contemplação.
O sacerdote deu a benção com o Santíssimo e continuou em meio a chuvarada.  O carro de som cantava: “…tu, te abeirastes da praia… não buscastes… nem sábios… nem ricos… somente queres, que eu te siga… Senhor… tu me olhastes nos olhos… a sorrir…”. Ali fui invadido, profundamente, sem resistência, pelo amor do Senhor!  Já não sabia mais o que era lágrimas, ou respingos da chuva.
Chegamos ao interior da Matriz, completamente encharcados.  Em todos os sentidos. Recebemos a benção do Santíssimo e fomos para casa. No coração, uma experiência única e inesquecível. Posso dizer sem medo: VIVEMOS O CORPUS CHRISTIE MAIS LINDO DE NOSSAS VIDAS!!!

Deus abençoe!

Abçs

Wallace Andrade
Comunidade Cancao Nova
editoria@cancaonova.com


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.