Pobreza Como Posse

A carne deseja sempre coisas prazerosas e grandiosas. Todos querem sempre os louvores e a admiração dos homens. Ser bajulado e ter posses são buscas constantes dos homens que caminham distantes de Deus. Não se aceita sofrimentos e sacrifícios com facilidade porque se acham os mais merecedores das graças. Buscam alternativas para interpretar nos textos bíblicos o que ameniza e acalma, mediante as buscas desenfreadas por dinheiro, riqueza e poder.

“A pobreza será minha mãe. Assim como exteriormente não posso possuir coisa alguma, nem de nada dispor como propriedade minha, também interiormente nada devo desejar.”  (Santa Faustina, Diário Espiritual – art.533) 

Alguns costumam usar até o evangelho para ganhar dinheiro e as vezes cobram caro para colocar os dons  dados por Deus a serviço do outro. E em meio a toda essa loucura humana e a todo o relativismo que o mundo tem injetado nos corações distantes do Senhor, se levantam povos e nações indiferentes à Divina Providência e a pobreza de Espírito. E indiferentes se tornam frios na fé. E frios na fé cometem erros sem se preocupar se esse erro vai roubar deles a vida eterna. O mais importante é a vida carnal e o agora nesse mundo.

“Vós sabeis o que convém a cada um, e a vós é que tendes determinado a medida dos merecimentos de cada um dos homens. Por isso, meu Deus e Senhor, creio também que me fazeis um benefício especial em não me dar aquela abundância de graças, que brilhando exteriormente, atraem os louvores e a admiração dos homens.”  (Lv. Imitação de Cristo pag. 263)

Indiferentes, frios na fé e desinteressados na vida eterna, vão existir por toda a parte. Estarão sempre prontos à nos estimular ao erro na rota de santidade que devemos buscar.  Eles se esqueceram ou não querem mais pensar no fato de que só em Deus somos capazes de vivermos como pobres, sem reclamar. Porque Ele sempre sabe o que é melhor para seus filhos.

“Minha alma engrandece e glorifica ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.”  (Lc 1, 39-47)

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova
wallace.andrade@cancaonova.com 


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.