Maria, Porta da Aurora!

Nossa Senhora é tida como Porta da Aurora, porque foi através dela que veio o Sol da salvação do mundo. O Sol é Nosso Senhor Jesus Cristo e porta pela qual Ele veio à Terra é Nossa Senhora. A aurora formou-se n’Ela, sendo a noite de Natal uma noite de aurora, em que a luz é tão intensa para todos nós.  Ao invocarmos Nossa Senhora, Porta da Aurora, rogamos sua proteção e libertação das garras do comunismo.

DEVOÇÃO NASCE NA LITUÂNIA

O Cristianismo já tinha sido introduzido na Lituânia no século XIII, a partir de 1386, ano em que seu soberano, o grão-duque logaila, foi batizado na cidade de Cracóvia. Casando-se nessa ocasião com a herdeira do trono da Polônia, a princesa Edwiges, logaila – que recebeu no batismo o nome de Ladislau – tornou-se o monarca de um reino polonês-lituano.

HINO A MÃE DE DEUS

O príncipe Casimiro votava terna devoção à Santíssima Virgem, tendo por hábito rezar diariamente um dos mais belos cantos medievais dedicados à Mãe de Deus: o hino “Omni die dic Maria” (Minha alma dirija, cada dia, um canto a Maria).  Em 1604, seu túmulo foi aberto, para que as exéquias fossem transportadas para a igreja, com seu nome, seu corpo foi encontrado incorrupto. Em suas mãos estava um hino dedicado à Virgem Santíssima, cujos primeiros versos são: Omni die dic Mariae laudes animae [Minha alma, cada dia, dirija um canto a Maria], um dos mais belos cânticos da Idade Média, dedicado à Virgem Santíssima (Acta Sanctorum, Martii I, Parisiis, 1865).

 “A cada dia, ó minh´alma, rende homenagens a Maria, Soleniza suas festas e celebra suas virtudes resplandecentes; proclama e admira a elevação de sua alma a Deus; proclama a sua felicidade, como Mãe e como Virgem; honra-a para que ela te libere do peso de teus pecados; invoca-a para não seres arrastado pela torrente das paixões. Eu bem sei; ninguém é capaz de, dignamente, honrar Maria; insensato é, pois, aquele que se cala sobre os seus louvores; todos os homens devem exaltá-la e louvá-la de forma especial, e jamais devemos nos abster de venerá-la e de invocá-la; (…)”.  L’équipe de Marie de Nazareth

QUADRO DA MÃE DE DEUS

Na segunda década do século XVI, aproximadamente 40 anos após a morte de São Casimiro, edificaram-se altas muralhas e fortificações em torno da capital lituana, Vilnius. Na porta da cidade, do lado sudeste, denominada Porta da Aurora, foi colocado um quadro da Mãe de Deus – cuja cópia figura nesta página – com a seguinte invocação: “Mãe de Misericórdia, tua proteção buscamos”.
Vilnius, a partir de então, passou a suplicar a proteção da Padroeira Nacional, a Mãe da Misericórdia da Porta da Aurora. E continuou a invocar também a intercessão de São Casimiro, cujos despojos repousaram inicialmente na Catedral, sendo trasladados posteriormente para a igreja de São Pedro e São Paulo, na capital lituana.

Acesse https://www.youtube.com/watch?v=-nmvJySMpj8 e confira o lindo clipe da música  Aurora  de Cley Souza, da Comuidade Católica Maanaime.

Nossa Senhora, Porta da Aurora, rogai por nós!

Deus abençoe!

Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova
wallace.andrade@cancaonova.com


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.