Raciocínio Exercitado!

“Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade”.  (At 4,32-37)
A cultura capitalista avança pelo mundo e “catequiza” inúmeros adeptos todos os dias. O ser humano se transforma em uma máquina de ganhar dinheiro, com o auxílio das redes sociais e equipamentos eletrônicos sofisticados. A lei do menor esforço mental e físico começa a imperar entre as nações e os que não querem ou não conseguem avançar nessa “evolução” começam a ser tragados pela selvageria do capitalismo, no qual o sistema do mundo impõe à todos. Estamos chegando numa nova era onde a preguiça de pensar dará lugar e espaço às inteligências
artificiais, que pensarão e executarão tarefas simples e complexas no lugar do ser humano. Uma canção composta com afeto e experiências profundas com o amor, vai se tornar cada vez mais rara entre as pessoas. Isso requer tempo, sofrimento e exaustão! E a cultura que já vem sendo imposta na atualidade, é a de que não se pode perder mais tempo com coisas assim.

É preciso ganhar tempo para o lazer, a distração e o descanso. Corpos e mentes se tornam mais preguiçosos e consequentemente serão conduzidos a um processo de letargia e até mesmo demência, sem que haja uma percepção e um despertar disso. Haja visto que a distração e o uso dos equipamentos e redes sociais é uma moda já imposta pela sociedade capitalista e manipuladora, que todos utilizam e usam das mais diversas “desculpas” para gastar horas nesse processo enquanto sua vida fica paralisada nos afazeres domésticos, profissionais e espirituais. Manter uma rotina exigente, de trabalho honesto, raciocínio exercitado, e práticas de atividades tradicionais, longe da tecnologia, pode manter uma conduta e uma cultura de vida e esperança. Pode ser que num tempo não muito distante, pessoas assim se tornem referências para uma humanidade cheia de distúrbios, repleta de feridas emocionais e limitações físicas. Seguir uma rotina que inclua movimento e esforço físico, exercício de escrita e construção de textos tendo como base a sagrada escritura e atividades esprituiais que aumentem sua “conexão” com o sobrenatural e divino amor de Deus. As maiores visibilidades e as maiores conexões que devo buscar todos os dias, não são as virtuais e passageiras. É a sintonia com o Eterno que me fará um vencedor capaz de conquistar o maior e o melhor prêmio que um ser humano pode adquirir nesse mundo. A salvação eterna e o reino dos céus, onde não há choro e onde todos são um só coração e um só corpo!

 

 

 

 

 

 

 

 

DEUS ABENÇOE!

Wallace Manhães de Andrade
Comunidade Canção Nova


Jornalista, missionário da Comunidade Canção Nova, escritor, casado com Valeria Martins Andrade e pai de Davi Andrade, natural de Campos dos Goytacazes-RJ.