Há 45 anos o, então papa, São João Paulo II, beijava o chão da capital federal, em sua primeira, das quatro visitas que faria ao Brasil. Isso aconteceu em 1980 e esse fato histórico deixou marcas profundas na igreja católica do país. Era o começo de um tempo em que muitos corações se abririam ao novo que o Senhor nos convidava a viver, através da visita apostólica de seu Pedro de origem polonesa.
Uma das marcas deixadas por Karol Wojtyla, foram as palavras proferidas com tamanho requinte de provocação. Ao revelar que levava no coração uma imensa alegria e a mais grata satisfação por tudo que viveu com os brasileiros, João Paulo II não exitou em expressar seu desejo. “Que as vossas portas que se abriram para mim com amor e confiança, permaneçam largamente abertas para Cristo. Será minha alegria plena.” (São João Paulo II em terras brasileiras)
Desde então nasceram movimentos e novas comunidades, através de homens e jovens que aceitaram o belo desafio de abrir as portas daqueles corações que ainda não conheciam ou não permitiam que Cristo Jesus entrasse. Entre as surpresas desse sim a Deus, está a Comunidade Católica Shalom, que nasceu daquela visita do Papa ao Brasil e mais recentemente outro fruto dessa bela provocação apostólica. A Fraternidade São João Paulo II, que tem a missão de Santificar o Clero através do testemunho, restaurar as famílias e salvar a juventude, à exemplo de seu patrono, São João Paulo II.
A expressão “Abri as portas a Cristo!” de Karol Wojtyla, inclusive será o tema do Acampamento Fraternidade 2025, que vai acontecer de 14 a 16 de novembro na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O tema nos recorda que, ao abrirmos o coração a Jesus, encontramos a verdadeira liberdade, a paz que não passa e a alegria que não acaba. Porque aprendemos com o Santo Polonês, que Cristo não tira nada, mas dá tudo o que é essencial a cada um de nós.
Mas o que é preciso fazer para que nasça um desejo ardente, que me leve a realmente abrir as portas do meu coração para Cristo e deixar que Ele o transforme?
O primeiro passo obrigatório nasce da coragem em se despojar. Não temer e não ter medo de escancarar as portas do coração para amar a Deus, acima de tudo. Só é capaz de testemunhar a esperança, quem acredita na onipotência, onisciência e onipresença do Senhor. Se acreditarmos que Ele pode tudo, sabe todas as coisas e está em todo lugar, caminharemos neste mundo, com um coração de portas abertas e a espera da salvação eterna.
São João Paulo II foi um verdadeiro pai dos jovens. Um grande sinal e fruto da esperança para um mundo, já tão conturbado em sua época. Foi este papa polonês, que fez questão de voltar ao Brasil por mais três vezes, quem motivou a Fraternidade São João Paulo II a testemunhar a fé e anunciar com a vida, que é possível abrir as portas do coração à Cristo. Assim como o santo, a Fraternidade também vive para confirmar os teus irmãos.
E tão difícil como abrir a porta do coração a Cristo, é manter esta porta aberta o tempo todo! Isso porque o mundo continua a oferecer caminhos diversos. E seduzidos pelas facilidades e pelos caminhos largos que os levam a sorrir, os distraídos se esquecem de colocar um calço nessa porta do coração, que se fecha ao primeiro vento, ao primeiro motivo que o faz sentir os prazeres que passam. E ao perceber que nem sempre as coisas do mundo o farão feliz, experimenta a lágrima, o vazio e a solidão. E o arrependimento bate a porta daquele coração que se fechou a Cristo.
E é justamente essa uma das missões do Acampamento Fraternidade 2025. Levar o jovem a descobrir que Cristo é misericórdia! E passo a passo, com os momentos programados, de oração, de Adoração ao Santíssimo Sacramento, das pregações e celebrações de Santas Missas, aqueles que se descuidaram e permitiram que as portas do coração fossem fechadas, vão descobrir ou redescobrir o amor de Cristo e que Ele continua pronto para entrar outra vez pela porta e renovar toda a esperança e a certeza de que na amizade com Deus não se morrerá, mas se viverá para sempre. Então não perca a chance e participe! Será o primeiro dia do resto de sua vida de portas abertas pra Cristo Jesus!
Deus abençoe!
Wallace Manhães de Andrade
Missionário, Jornalista e Escritor
Comunidade Canção Nova




