A ligação de Carlo Acutis com o Brasil

1 Primeiramente irmã diga-nos de onde você é aqui no Brasil, e fale um pouco da sua missão em Assis.

Sou a irmã Francisca Erineuda Firmino Bento da congregação das irmãs Missionárias Capuchinhas, sou da cidade de Horizonte Ceará. Depois da minha profissão dos votos simples fui enviada para Itália para abrir a primeira casa de missão na Itália a primeira experiência da congregação das irmãs Missionárias Capuchinhas na Itália, pois somos uma congregação Brasileira a nossa casa Geral fica em Fortaleza e fui enviada juntamente com uma outra irmã. Ir. Lúcia Silva no dia 5 de junho de 2014, moramos primeiramente dois anos numa cidade chamada Gualdo Tadino, tivemos experiência da graça de Deus no processo de adaptação, conseguimos realizar missões populares também com a presença missionária religiosa ajudando na animação litúrgica de duas comunidades, juntamente com os frades Capuchinhos da Umbria. No dia 23 de janeiro de 2017 fomos enviadas para morar em Assis para ser uma presença missionária religiosa na paróquia de Santa Maria Maior que atualmente é também Santuário do despojamento onde hoje está o corpo do venerável Carlo Acutis. Atualmente em Assis somos agora três irmãs eu, Ir. Francisca Erineuda, Ir.Lúcia Silva e a Ir. Vanda Monteiro. Realizamos com muita alegria a Missão de ser uma presença Missionária e animação litúrgica, acolhendo e acompanhando os grupos que chega no santuário fazendo um guia espiritual.

2 Qual a expectativa para a beatificação do Carlo Acutis no dia 10 de outubro?

Para mim, é uma alegria muito grande em está próximo e vê o processo de beatificação de um futuro beato que viveu tão perto da nossa realidade e da nossa vida cotidiana. As expectativas são muitas eu acredito que o mundo estava gritando, a juventude clamava para ser vista e valorizada, quantas vezes escutamos que jovens não tem compromisso são irresponsáveis e agora pode olhar o exemplo de Carlo, um jovem que da sua vida ordinária fez o extraordinário.

3 Conte-nos um pouco da História do Beato Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), onde a sua família viveu por motivos de trabalho. Anos depois, eles mudaram-se para Milão (Itália). Fez a Primeira Comunhão aos 7 anos e, desde então, a sua vida foi marcada por um profundo amor pela Eucaristia, a qual considerava como rodovia para o céu. Ele participava da Missa todos os dias e também rezava o terço, impulsionado pela sua devoção à Virgem Maria, e dizia que nossa senhora era a única mulher da sua vida a qual considerava sua confidente. Ouvi de sua mãe dona Antônia que ele gostava de dizer que  se sentia feliz quando ele perdia o terço pela estrada porque quem o encontrasse automaticamente lembraria de Jesus e de nossa Senhora. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitadas. Carlo Acutis também desenvolveu desde pequeno o seu talento pela informática e os adultos que o conheciam o consideravam um gênio. Ele criou exposições virtuais sobre temas de fé, como milagres eucarísticos em todo o mundo. Fez isso quando tinha 14 anos. Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa de nossa Senhora Aparecida, com apenas 15 anos de idade.

4 Conte-nos um pouco do milagre que o levou a ser Beato? Como que chegou ao conhecimento desta mãe está oração?

O milagre aconteceu no Brasil em Campo Grande Mato grosso do Sul na Paróquia de São Sebastião tendo como o Pároco Padre Marcelo Tenório o mesmo testemunhou como aconteceu o milagre. No dia 12 de outubro de 2010, na capela de Nossa Senhora Aparecida, de nossa Paróquia, no momento da Bênção com a Relíquia, aproximou-se um garoto, levado por seu avô e que sofria o drama do pâncreas anular, que se trata de uma anomalia congênita rara. Essa enfermidade fazia com que a criança vomitasse todo tempo, o que a deixava fraca e muito abatida, pois tudo o que comia, voltava, inclusive líquido. Já andava com uma toalhinha, porque era grave a sua situação. Cada vez mais fraco, debilitado. “Na fila para bênção, a criança pergunta ao avô o que deveria pedir e ele lhe diz: “ para você parar de vomitar” e assim aconteceu. Quando chegou a vez do enfermo, ele tocou na Relíquia do Carlo e disse com voz firme: Parar de vomitar” e, a partir dai, não vomitou mais. Em fevereiro de 2011, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatado a plena cura.

5 O amor do Carlo pela Eucaristia

A Eucaristia Para Carlo foi o centro da sua vida, o seu amor era tão grande que ele queria que todos experimentasse esse amor pela presença real de Jesus na Eucaristia, um jovem que tinha um agendamento diário com Jesus participava da Santa Missa e fazia a sua hora de adoração, adorando o rei dos reis. Carlo entristecia quando ele via filas quilométricas nos estádios de futebol e não via filas quilométricas nas Igrejas para adorar Jesus. Para ele a Eurística era a rodovia para o céu.

6 Santo dos tempos presentes, Santo da Internet?

Carlo Acutis um jovem genial no mundo da internet tinha uma inteligencia além do normal para os jovens da época, ele usou o meios de comunicação virtual para apresentar Jesus aos internautas, fazendo uma amostra dos mais importantes milagres, eucarístico no desejo que qualquer internauta pudesse encontrar até por acaso Jesus eucarístico. O Papa Francisco mencionou Carlo Acutis na exortação aos jovens Christus vivit, n.106“ Carlo Acutis não caiu na armadilha, via que muitos jovens, embora (parecendo) diferente, na verdade, acabam por ser iguais aos outros, correndo através dos mecanismos de consumismo e distração. Assim, não deixam brotar os dons que o Senhor lhes deu, não colocam à disposição deste mundo as capacidades pessoais e únicas que Deus semeou em cada um. Na verdade, todos nascem dizia Carlo como originais, mais muitos morrem como xerox. Não deixe que isso lhe aconteça!” Carlo usou a internet como instrumento de Evangelização.

7 A sua história com o Brasil, fale um pouco

Carlo passou a ser conhecido no mundo através do Brasil, o Padre Marcelo Tenório levou a divulgação e a devoção de Carlo Acutis na época que ainda era servo de Deus na sua Paróquia em Campo Grande Mato grosso do sul foi assim que Carlo passou a ser conhecido como o anjo da juventude em todo Brasil. Segundo o padre Marcelo ele pediu muito a Nossa Senhora Aparecida que o milagre para beatificação fosse no Brasil. Uma vez eu estava conversando com a mãe de Carlo dona Antônia e ela me disse: Eu não entendo essa ligação de Carlo com o Brasil, nós nunca fomos ao Brasil, morreu no dia de nossa Senhora Aparecida, o Corpo dele está no Santuário que o pároco é Brasileiro tem as irmãs missionárias Capuchinhas Brasileiras que cuidam do Santuário e o milagre ter sido no Brasil, realmente Carlo tem uma ligação muito forte com o Brasil.

8 E por fim fale nos pouco do vosso trabalho no Brasil?

A congregação das irmãs Missionárias Capuchinhas nasceu em 18 de dezembro 1904 em Santo Antonio do Prata no Pará fundada pelo, o servo de Deus Frei João Pedro de Sexto são João, Italiano e pelas cofundadoras Ir. Clara, Ir. Inês, Ir. Verônica, Ir. Isabel e Ir. Madalena de Canindé. A nossa congregação nasceu para responder ao apelo da necessidade da época que era educar as índias na educação formal e com o passar dos tempos o nosso carisma foi crescendo e a nossa forma de vida foi criando espaços para outras formas de missão. E imbuídas pelo nosso carisma que é, encarnar o Franciscanismo no discipulado de Jesus Cristo e seu projeto missionário servindo preferencialmente aos mais pobres, com coragem, alegria e misericórdia na simplicidade e no acolhimento, hoje nós estamos inseridas em diversas àreas, que são elas: na educação, na saúde, nas paróquias, nos meios populares, na área indígena, santuário. Estamos nos países: Brasil, Moçambique e Itália. 115 anos de missão sendo portadora de Jesus através do carisma Franciscano.

 Jornalista/Joseano Marques-Comunidade Canção Nova

 

Adquira este livro na Loja

 Canção Nova-Gravatá

Contato whatsapp: (81) 9 9576 7496