Uma boa e esperada notícia para todos os que lutam a favor da vida! Neste sábado (8), dia em que a Igreja do Brasil propõe uma reflexão sobre aqueles que ainda estão no ventre de suas mães, os nascituros, o movimento de Renovação Carismática Católica (RCC) comunicou o encerramento da Campanha de abaixo-assinado contra a descriminalização do aborto no Brasil. A marca de 1 milhão de assinaturas foi atingida após quase seis anos de trabalho.
A mobilização incluiu carismáticos e membros de outras pastorais, organismos e movimentos de diversos lugares do Brasil. A coleta de assinaturas aconteceu nos Grupos de Oração, nas missas das comunidades e também nos diversos outros lugares de vivência, como nas residências, ambientes de trabalho e amizades. Os eventos promovidos pela RCC também foram “campo de missão” para que novas pessoas aderissem à campanha. Enfim, inúmeras iniciativas que evidenciam o comprometimento do Movimento em defesa da vida.
Para o presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Marcos Volcan, o final da campanha é reflexo do constante trabalho da Renovação em relação ao assunto: “Estamos mobilizados em defesa da vida”, diz. O fim dessa campanha , segundo ele, não é o ponto final. “A conclusão dessa etapa permite que mais iniciativas como essa possam ser feitas”, afirma.
Um abaixo-assinado em defesa da vida
A iniciativa do abaixo-assinado iniciou em novembro de 2005 com o Ministério Universidades Renovadas, organismo da RCC responsável pela evangelização e pastoreio dos estudantes de ensino superior. Nesse período, o Projeto de Lei PL 1135/91, que propõe a descriminalização do aborto, estava em votação na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Diante disso, universitários e profissionais da RCC buscaram uma forma de manifestar publicamente o seu repúdio à proposta e iniciaram uma campanha de coleta de assinaturas via internet.
Durante o Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios da RCC de 2006, a campanha do abaixo-assinado foi apresentada para o Conselho Nacional da RCCBRASIL, que acolheu a proposta e a estendeu para todo o Movimento. A partir daí, toda a RCC do Brasil, com grande contribuição do Ministério Fé e Política e de Promoção Humana, começou a se articular na luta contra o aborto.
A Renovação Carismática Católica do Brasil louva a Deus pelo êxito dessa iniciativa, conquistado com muito esforço e mobilização. Um verdadeiro trabalho de valorização e defesa da vida, desde a sua concepção até sua morte natural.
***
Por Thiago Bergmann Araújo
Departamento de Comunicação
Escritório Administrativo – Renovação Carismática Católica do Brasil