Experimentar a falta

AusênciaQuem está num processo de desintoxicação por causa de droga, por exemplo, sente o desejo da droga, e faz parte do tratamento esse desejo, por causa da falta dela. O mesmo ocorre com as pessoas que estão tentando emagrecer. Geralmente deixam de comer doces e massas e, com algum tempo, sentem desejo de comer pizzas e doces, devido a falta dos mesmos.

Sempre é assim: QUEM EXPERIMENTA A FALTA, SENTE O DESEJO. Isso é a mais pura verdade… Entro nesse mérito, porque muitas pessoas, hoje em dia, têm buscado várias coisas: seja sexo, drogas, viagens em excesso, e outras coisas mais, para suprir a falta de Deus. Essas coisas até concedem alegrias momentâneas, mas não a alegria eterna, fruto do Espírito Santo.

Nosso coração só descansará em Deus. Só Ele pode suprir qualquer necessidade nossa. Nem o cônjuge pode suprir o outro cônjuge. Só Deus nos supre por inteiro. A questão é que, experimentando a falta de Deus, deveríamos sempre buscar quem? Deus. Mais não é o que acontece na maioria das vezes. Tentamos suprir isso com o desejo pelo sucesso, fama, e outras questões que, cada vez mais, vão nos distanciando mais do nosso desejo real que é DEUS.

No livro Confissões de Santo Agostinho, ele diz “Quem me fará descansar em ti? Quem fará com que venhas ao meu coração e o inebries a ponto de eu esquecer os meus males, e me abraçar a ti, meu único bem?”. Só a presença de Deus pode completar-nos por inteiro e nos fazer esquecer “os meus males”, dito por Santo Agostinho, ou os pecados, dito por mim, abraçando nosso único bem, que é Santo Agostinho, pois, como ele diz, o ser humano tem um desejo inato de ver Deus. O que é o pecado, senão o mal uso de uma virtude.

Que nosso coração saiba experimentar a ausência de Deus para que, experimentando a ausência, aprenda a depositar Nele nosso desejo eterno.

Junior Alves