Mortificação

MortificaçãoDiz São Francisco de Sales a uma das pessoas que ele acompanhava: “Mortificai-vos, pois, alegremente, e, à medida que fordes impedida de fazer o bem que desejai, fazei mais ardorosamente o bem que não desejais”.

Fiquei pensando em como fazer mortificação de forma alegre, e me veio logo à mente que isso ocorre quando sei para onde canalizar essa mortificação, quando encontro sentido para a mesma. Quando faço as coisas só para mim, é fácil deixar de lado. Quando faço para outro, já tem um sentido mais nobre e dificulta-me mais um pouco largar, mas, quando o sentido é o céu, estar com Jesus, é aí que encontro alegria, pois encontro um parâmetro que sofreu mais ainda por mim.

A Palavra de Deus nos conta que os discípulos de Jesus se alegravam pela perseguição, por saberem que eram perseguidos e machucados por pregarem o Nome de Jesus(At 5,40-41). Encontravam sentido para não parar de pregar, mesmo sofrendo.

Como disse São Francisco de Sales: “se encontro sentido para fazer mais ardorosamente o bem que não desejo”, percebo que é muito semelhante aos açoites recebidos pelos discípulos de Jesus, diferenciando, somente, pelo fato do açoite, nesse nosso caso, ocorrer dentro de nós, e não fora. Se pudéssemos mostrar, talvez mostrássemos o sangue correndo dentro de nós, devido os “açoites”, ou melhor, pela dor de fazer o bem que não gostaríamos de fazer, mas a dor continua, porém, como nos diz a Palavra, devo sair “alegre por ter sido considerado digno de injúrias por causa do nome de Jesus”. É assim que devo me sentir. Talvez ninguém vá bater palma, mas, saiba que Jesus é o primeiro a bater palmas pela nossa atitude tão nobre, e devemos só Dele desejar isso.

E aí, estamos juntos?

Junior Alves