Fonte de crescimento

Quantas vezes nos pegamos sofrendo? Várias vezes, não é mesmo? Como enfrentamos o nosso sofrimento? Como canalisamos nosso sofrimento? Tenho me questionado sobre isso. Escrevo, hoje, o que sinto de Deus sobre essas questões. O SOFRIMENTO CANALIZADO É FONTE DE CRESCIMENTO.

Quando sabemos sofrer, abrimos as portas…. não…. escancaramos as portas para saber crescer. Você consegue pensar rapidamente, ou melhor, pode demorar 2 horas… se quiser 2 semanas, ou 2 anos, num santo que não tenha sofrido? Eu também desconheço, mas todos souberam sofrer, souberam canalizar seus sofrimentos para algo, ou alguém ou alguma intenção e por isso souberam crescer. Quantas humilhações, quantas dores, quantas rejeições, mas acima de tudo, quanto crescimento! Até mesmo questões que para nós, católicos, seriam muito legais que acontecessem, como, por exemplo, os estigmas que Santo Padre Pio carregou, foi humilhante para ele carregar. Isso mesmo, ele sofreu por ter os estigmas de Jesus. Ele não queria carregá-los.

Já perdi filho, perdi pai, mas, como tudo isso está fora de mim, foi mais fácil canalizar essas dores, mas, tenho percebido que a maior dor, os maiores sofrimentos que nos custam conviver com eles são aqueles que nos atingem diretamente, atingem nosso orgulho, prepotência, vaidade, arrogância… São esses sofrimentos que nos custam mais, e sinto que são esses que, superados, permitem que nosso crescimento desponte e que consigamos atingir, mais rapidamente a estatura desejada por Deus para nós.

Assim como Deus disse para o povo de Israel, Deus também fala para nós: “Eu conheço seus sofrimentos” (Êxodo 3,7). Deus sabe da nossa luta interior para sermos melhores, mas a luta mais difícil de se vencer é a luta que temos conosco mesmos. Essa luta é que exige mais sangue, suor e desprendimento. Mas, se ficarmos somente na sexta-feira santa, olhamos somente a morte, precisamos olhar a Páscoa, a Ressurreição, isto é, não podemos ficar somente olhando o sofrimento, precisamos olhar o sofrimento canalizado que é o CRESCIMENTO. Escrevi em letras maiúsculas exatamente para darmos mais atenção.

A palavra de Deus confirma isso quando diz que Deus nos instrui pelo sofrimento (Jó 36,15). E ser instruídos é crescer, por isso precisamos saber sofrer.

O nosso consolo é CANALIZAR NOSSOS SOFRIMENTOS, é a palavra de Deus que nos consola dizendo que “quem espera no Senhor, sua misericórdia o envolve”  (Salmos 31,10).

Convido a vocês a rezarem, pedindo a Deus essa graça: “Senhor, que eu saiba sofrer”. E assim saberemos esperar no Senhor e, assim, deixaremos sua Misericórdia nos envolver e CRESCEREMOS Nele.

 

Junior Alves, missionário da Comunidade Canção Nova
Missão Rio de Janeiro