O sofrimento

SofrimentoLi uma frase nesses dias, do psiquiatra suíço e fundador da psicologia, Carl Gustav Jung, que marcou bastante . Ele disse: “o êxito de nossa vida depende de como lidamos com o sofrimento”. Pensei automaticamente em Jesus que, sabendo lidar com o sofrimento no calvário, pôde experimentar a ressurreição. Esse é o diferencial e a grande fórmula mágica, de acordo com Jung, para termos êxito em nossas vidas.

Não veio a ressureição primeiro, e depois a morte, mas o contrário. O saber lidar com o sofrimento nos ensina, e é mesmo para nos ensinar. Acontece que muitas vezes lutamos contra o sofrimento, não o queremos, e nessa luta, automaticamente cria em nós o não querer aprender com o momento. Digo isso com um pouco de experiência com o sofrimento que vivi com a morte de meu 2º filho, João Pedro. Vejo o quanto cresci, aprendi, meu relacionamento com minha esposa saiu mais forte, através desse calvário que foi a morte do meu filho. Não lutamos contra esse momento, mas o vivemos intensamente. Não corremos dele. A dor culminou, não com a morte de nosso filho, mas com a experiência da ressurreição vivida depois, pois, percebemos o quanto crescemos, como pessoa e espiritualmente. O quanto nossos amigos, realmente o eram e oturas coisas mais. Depois da morte, veio para nós a ressurreição.

Sei que ler parece muito fácil, mas sei que não o é. Digo para você que está lendo que não é fácil mesmo, mas o foco não é no sofrimento, que é passageiro, mas, sim, na ressurreição, que é eterna. O sofrimento é somente uma passagem, uma ponte, que liga para a ressurreição.

Juntos na Eucaristia.

Junior Alves