De 15 à 17 de agosto, a Casa de Missão de Lavrinhas recebeu o Encontro Anual de ex-alunos Salesianos, que neste ano comemorou o centenário do Colégio São Manoel.
Fundado em 19 de março de 1914, o ginásio, como era conhecido na época, foi administrado por padres salesianos, que à época procuravam um local estratégico entre o Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo. O terreno pertencia a um fazendeiro da região de Lavrinhas, o coronel Manoel Horta (saiba mais da história do São Manoel).
As histórias do Colégio ao longo desses 100 anos de existência se transformaram em livro, lançado durante o encontro que contou com a presença de mais de 200 ex-alunos salesianos (confira fotos no facebook).
Além do lançamento da obra, vários ex-diretores e personalidades que marcaram a história do São Manoel, onde fica a Casa da Canção Nova em Lavrinhas/SP, receberam homenagens. Um deles foi o Monsenhor Jonas Abib, ex-aluno e fundador da Comunidade Canção Nova.
Monsenhor Jonas também participou da missa de encerramento do encontro, presidida por Dom Vitório Pavanello, arcebispo emérito de Campo Grande, que fez a Assistência Salesiana, de 1960 a 1962, em Lavrinhas.
Durante a homilia, o bispo ressaltou a importância da Casa para a formação não só dos salesianos, mas para a construção de homens e mulheres que seguem o discipulado de Cristo: “Aqui sempre foi casa de formação. Aqui se aprende em primeiro lugar a santidade”.
Segundo ele, relembrar os fatos envolvidos em 100 anos da primeira casa de formação salesiana é “buscar o ressoar do Espírito Santo que nos indica nossa missão à santidade”. Sobre a Canção Nova, que assumiu os cuidados do Colégio, o arcebispo emérito disse: “…um ramo da família que brotou do tronco! A Canção Nova continua realizando o sonho de Dom Bosco”.
Que assim seja! Amém!
Dom Bosco, educai-nos para a santidade!
:: Saiba mais sobre a Vocação Canção Nova
Curta a página da Canção Nova de Lavrinhas no Facebook