Cura d'Ars e o Demônio

“Para que nossa oração seja ouvida não depende da quantidade de palavras, mas do fervor de nossas almas.”

Cura d'Ars e o Demônio

São João Maria Vianney, mais conhecido como o Santo Cura de d’Ars, nasceu na França no ano 1786.
Sua festa é celebrada no dia 4 de Agosto, e não foi por acaso que ele se tornou o Padroeiro dos Sacerdotes.

Cura d’Ars foi um Sacerdote incansável no seu Ministério de Confessor. Chegava a passar até 17 horas por dia confessando seus paroquianos, e depois que sua fama de santidade se espalhou, vinham pessoas de muitas outras cidades procurar o sacerdote, e chegavam a passar horas esperando somente para se confessar com ele…
Sua vida dedicada à salvação das almas, não passaria desapercebida pelo Demônio, que não poupou esforços para tentar destruir e prejudicar o santo sacerdote. Foram 35 anos de combates árduos contra o Demônio, na qual o santo apelidara-o (o Demônio) de Grappin…

Cura d’Ars havia compreendido a força do Sacramento da Confissão contra os laços do Demônio, e por isso se dedicava tanto às confissões. Inclusive, era muito comum que o santo fosse mais tentado, na véspera da vinda de algum “grande pecador” que visitaria a cidade de d’Ars, para se confessar dos seus pecados…
O Demônio gostava de molestar o santo de d’Ars durante as noites com ruídos e estrondos estranhos. Sua intenção era debilitar o sacerdote e esgota-lo para que ele não tivesse forças para as confissões no dia seguinte.
Certo dia, Cura d’Ars estava se preparando para celebrar a Santa Missa, quando um homem veio correndo ao seu encontro e lhe disse que o seu dormitório estava pegando fogo. O santo respondeu: “O ‘Resmungão’ está furioso. Quando não consegue pegar o pássaro, ele queima a sua gaiola”.
Deu a chave de seu dormitório ao homem para que ele apagasse o fogo, pois entendeu que o Demônio não queria que ele celebrasse a Santa Eucaristia. Encontrando depois da Santa Missa um outro Sacerdote chamado Alfredo Monnin, e conversando sobre o assunto, Padre Monnin pergunta ao Cura d’Ars:
“O senhor acredita na verdade que o maligno tenha feito qualquer coisa”?
Respondeu o Padre Vianney: “Sim. Ele está furioso e isso é bom sinal. É sinal de que virão muitos pecadores em busca da misericórdia de DEUS, para limpar os seus pecados.”
E realmente durante aqueles dias houve um movimento muito intenso de pessoas recorrendo à Confissão.

São João Maria Vianney, por conta da sua vida de santidade, obteve do Senhor uma grande eficácia para expulsar o Demônio das pessoas e foi nomeado Exorcista, e comumente ensinava que:
“O Demônio é muito esperto, mas não é forte. Fazer logo o Sinal da Cruz o afugenta (…) Quando eu faço o Sinal da Cruz, ele vai embora.”
Um fato muito interessante aconteceu em 1840, enquanto o Padre Vianney estava no confessionário.
Um mulher, que veio de uma cidade próxima a de A’rs, ajoelhou-se para se confessar. Mas a mulher permaneceu calada diante do sacerdote…O santo pediu então que a mesma fizesse a acusação dos seus pecados. E com uma voz estranha, ela disse:
“Só cometi um pecado, e faço participante dele, todos que quiserem. Vamos, levanta a mão e me absolve. Tu a levantas para qualquer um, pois frequentemente estava junto de ti no confessionário e vi. Vamos, absolve-me.”
O Padre perguntou: “Quem é você”?
Respondeu o Demônio: “Magister Caput” (Mestre Cabeça), e o Demônio continuou:
“Ah! Sapo negro (a cor da batina do Padre), quanto me fazes sofrer. Sempre dizes que vai embora para outro lugar, por que não vai de uma vez? Há outros sapos negros que me fazem sofrer menos do que tu. Vou escrever ao Monsenhor para que te faça sair”
Disse o Padre : “Sim, mas eu farei que fique tremula a tua mão para que não possa escrever…”
Replicou então o Demônio:
“Eu te possuirei. Tenho ganhado a outros mais fortes do que tu. Ainda não está morto por causa desta… (Com uma palavra repugnante e grosseira se referiu a VIRGEM MARIA) que está aqui em cima, já teria te possuído. Mas Ela te protege com este “grande dragão” (São Miguel Arcanjo) que está à porta da Igreja! Dize-me por que te levantas tão cedo? Desobedeces ao “veste roxa” (ao Bispo Diocesano). Por que pregas com tanta simplicidade? Por isso é considerado um ignorante. Por que não pregas pomposamente, como se faz nas cidades”?
Padre Vianney interrompeu aquele absurdo falatório impróprio, invocando a presença de JESUS, que fez o Demônio desaparecer, deixando a mulher meio desfalecida, logo amparada pelos presentes.

Ele também foi molestado pelo Demônio por ataques físicos. Em uma das histórias, é sabido que sua irmã estava passando a noite em sua casa, quando ela acordou com o barulho de batidas em sua parede e na mesa. Com medo, correu atrás de João, que estava atendendo confissões tarde da noite. Ele explicou:

“Oh, minha filha, não tenha medo: É o Grappin (apelido que deu para Satanás). Ele não pode feri-la. Quanto a mim, me atormenta de muitas maneiras. Às vezes me agarra pelos pés e me arrasta pelo quarto. É porque eu levo muitas almas para o bom Deus”.

E deste modo, por muitos anos, O Santo de Ars combateu o Demônio que queria lhe destruir! O seu grande milagre era o Confessionário, e a Salvação das almas!

Com isso aprendemos o valor que há na Confissão! Ela nos desliga das forças do Demônio, ela é mas poderosa que o próprio Exorcismo! Na contrição dos nossos pecados e no Sacramento da Confissão esta o nosso caminho de Salvação!

Você esta em dia com a sua Confissão?
Você tem feito uma boa Confissão? Tem realmente se arrependido dos seus pecados e os confessados, ou tem procurado a Confissão para alívio de consciência?
É preciso averiguar nossas disposições, pois se não, nem mesmo serão válidas as nossas confissões…

Que o Senhor converta os nossos Corações!

Deus lhe abençoe e São João Maria Vianney rogue por nós!

PADRE JOSÉ AUGUSTO: NÃO COMUNGUE EM MPECADO MORTAL

– Nos siga no Instagram
– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Se inscreva em nosso canal no Youtube
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. O Exorcismo, a Confissão e o Mal

2. Libertação: Precisamos nos confessar! Uma revisão de vida!

3. Oração de Libertação II – Elaborada pelo Exorcista, Padre Duarte Sousa Lara

Comments

comments