O que é um Grupo de Oração Carismático?

“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20)

O que é um grupo de oracao?Como eu já havia comentado em Artigo Anterior (As estruturas de um Grupo de Oração), não vou entrar em questões muito teológicas ou realidades “burocráticas” que talvez hoje possam existir quando se diz de um Grupo de Oração.
Quero é que as pessoas entendam de um modo mais facil esta realidade, e que possam colocar na pratica o que for possível…
Então vamos lá:

A primeira coisa que eu gostaria de ressaltar sobre o que é um Grupo de Oração Carismático, é exatamente sobre a realidade deste versículo Bíblico:

“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20)

Um Grupo de Oração Carismático, é um conjunto de pessoas, ou um grupo como o próprio nome diz, de pessoas que se reúnem na certeza de que esta Palavra de Deus acima, irá se cumprir!
Não haveria motivação alguma de pessoas se reunirem para rezar, se não estivessem certas de que suas Orações SEMPRE serão ouvidas e de que Quem se faz presente ali para ouvir a cada oração e visitar cada pessoa que lá está, é o próprio Jesus!
Este grupo de fiéis se reúnem em geral uma vez por semana, e em média os Grupos de Oração tem em torno de uma hora e meia de duração, que penso que seja realmente o suficiente.

Não existe uma quantidade mínima de pessoas participando para que um Grupo de Oração seja formado. Existem Grupos de Oração que tem 10 pessoas que participam, grupos que 40 pessoas participam; e tem grupos que centenas de pessoas participam…Não existe portanto um numero ideal de participantes para um Grupo de Oração nascer!

E não é pela quantidade de pessoas que se pode também avaliar a ação de Deus num Grupo de Oração!

Já vi grandes Grupos de Oração “amarrados” em seus coordenadores, e sendo até difícil de se conseguir rezar neste grupo….Assim como já vi Grupos de Oração com 7 pessoas, que “exalavam” a presença de Deus!!
A questão principal é que deixemos Deus agir nestes grupos grandes ou pequenos…

Ha grupos de Oração que são coordenados somente por leigos, há grupos que o próprio pároco, ou um padre esta à frente, e ainda há grupos que se misturam entre leigos e clérigos.Também nisso não ha uma regra!

Em geral nos Grupos de Oração existe uma ou duas pessoas que são chamados de coordenadores, na qual estão a frente deste grupo para principalmente SERVIR! E a melhor forma destas pessoas servirem é sendo dóceis à escuta de Deus…Mas também estão à frente deste Grupo de Oração para organizar as atividades e como será conduzido internamente todas as coisas.

Os Grupos de Oração não necessariamente precisam acontecer na Igreja em si, há muitos Grupos de Oração que se utilizam de salões paroquiais e até mesmo nas casas dos participantes…
O importante disso é que independente de onde for, o pároco que responde por aqueles fies precisa estar sabendo e ter dado a liberação.

Uma coisa muito importante neste sentido é exatamente essa: Para um grupo de pessoas se reunirem numa casa para rezarem juntas, jamais alguém poderia proibir, porque ninguém pode impedir ninguém de rezar juntos. Mas uma vez que se pretende ali, oficializar um Grupo de Oração mais organizado, que queira crescer e envolver outras pessoas da paroquia, é importante que se peça autorização ao pároco do local, e que ele esteja ao menos ciente. Pois todo rebanho precisa de um Pastor, e o pároco daquele local é o Pastor daquelas ovelhas…E se tudo caminha dentro da conformidade da doutrina, sem exageros e coisas do tipo, dificilmente o pároco dirá não…Mas é até uma graça maior estar sob a obediência e a benção do mesmo!

Portanto nesta reunião de pessoas, há momentos de cantos, louvor, clamor, oração, Palavra de Deus, partilha, tudo isso a partir da experiência do Batismo no Espirito Santo, e na certeza que os carismas da ação de Deus através dos carismas…Em geral por ser um Grupo de Oração Carismatico, as pessoas vivem à maneira da Renovação Carismatica Católica (RCC), e segue algumas de suas orientações para assim estarem mais organizados enquanto grupo…

Existem na maioria dos grupos uma certa estrutura que se segue, mas que deixarei para um próximo Artigo…

Espero que tenha ficado claro neste artigo o que é um grupo de Oração de Oracao!

Obs: E pode continuar enviando suas perguntas, duvidas para o e-mail: livresdetodomal@cancaonova.com que sua pergunta será respondida certamente em forma de artigo.

Deus abençoe voce!

– Acompanhe também nossa Pagina no Facebook
– Me acompanhe diariamente pelo Twitter

Leia também:

1. PERGUNTE E RESPONDEREMOSBLOG de perguntas e respostas sobre Cura, Libertação, Exorcismos e etc…

2. As estruturas de um Grupo de Oração

3. A nossa vida de Oração e os nossos sentimentos…

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

Comments

comments