O abuso das palavras

Uma palavra tem um poder tanto pode fazer o mal como pode fazer o bem

“Na era da comunicação de massa que dilatou quase ao infinito em bem e em mal, o uso das palavras devemos nos fazer a pergunta: nós seres humanos, servimo-nos da palavra, escrita ou pronunciada, pra comunicar vida e verdade, ou ao contrário, para propagar a morte e falsificar a verdade”? Trecho do livro: “O Mistério da Palavra de Deus”, Padre Raniero Cantalamessa.

o poder das palavras na vida da sociedadeDe frente ao profundíssimo questionamento me avalio e lhe convido a fazer o mesmo. Quais tem sido as minhas palavras e o que estas tem causado aos ouvintes da mesma?

Com escrevi tempo atrás: As palavras tem poder, fico a pensar em quanto bem poderíamos ter feito com uso corretos das palavras.

Quantos políticos que nas eleições passadas, fizeram uso de palavras bonitas, cheio de promessas…levando os eleitores acreditarem e corresponderem como o “voto” de confiança. Mas que infelizmente hoje corrompem as próprias palavras se afundando na corrupção.

Cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Quantos lares de família, vocações, negócios, grandes empresas, lindas amizades desfeitas pelo mal uso das palavras.

Ranieiro diz que: “O abuso da palavra pode transformar a vida em um inferno”.

Enquanto as palavras positivas geram vida, dá animo, coragem, a palavra negativa cria ódio, desejo de vingança e até a morte. Quando deparamos com situações adversas e que não tivermos o controle, é importante silenciar, pois uma palavra mal entendida pode fazer tempestade em copo d’água.

Que ao longo da nossa caminhada possamos por meio das nossas palavras, falada ou escrita, transformar o mal em bem, o ódio em paz, a tristeza em alegria…

O bem a ser feito começa no bem sendo dito.

Gostou? Curtiu? Comente!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.