Bote esperança em vossa vidas

«Bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso.” Papa Francisco

Na homilia da missa de acolhida dos jovens da JMJ Rio 2013 o Papa Francisco fez este apelo aos milhares de jovens reunidos na praia de Copa Cabana. Francisco exortou e motivou aos presentes a dar sentido a vida acolhendo o dom da fé e a virtude da esperança.

Segue um trecho da homilia:

“Bote fé»: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então “bota” o sal; falta o azeite, então «bota» o azeite… «Botar», ou seja, colocar, derramar. É assim também na nossa vida, queridos jovens: se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: «bote fé» e a vida terá um sabor novo, a vida terá uma bússola que indica a direção; «bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; «bote amor» e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. «Bote fé», «bote esperança», «bote amor»! Todos juntos: Bote fé, bote esperança, bote amor!”

 

Bote esperança em vossa vidas
Como é triste encontrar um jovem triste, sem brilho no rosto. Entendo que quando o Papa fala pra botar fé e esperança é para buscarmos dar sentido e razão a tudo o que fazemos. Não podemos deixar que a vida siga sem um projeto, sem objetivo concreto.

É preciso traçar uma meta onde se contempla em os valores morais, a ética e a justiça. Com o seu projeto de vida escrito e a certeza daquilo que você quer para o futuro, você não se perderá na cultura do relatívismo.

cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Muitos jovens são indignados com a realidade da política no nosso país, por causa da corrupção e outros problemas; no entanto os mesmos jovens deixam de fazer a diferença nos ambientes em que se encontram. Por exemplo nas universidades muitos não dá a mínima pelo curso que estuda, outros até estão lá por obrigação, por ser um desejo do pai ou da mãe. Não souberam escolher por si mesmos o curso ideal.

Ainda vemos tantos meninos e meninas que desejam casar-se e construir uma família. Entretanto faz do namoro uma ocasião para satisfazer os próprios prazeres, sem preocupar com outro. Pouco se importa se esta machucando ou não os sentimentos da pessoa com quem se relaciona. Castidade e pureza é coisa do passado…muitos dizem.

Se os casais de namorados não firmarem o relacionamento na rocha que é Jesus e viver aquilo que é proposto pela Igreja, estarão eles construindo a própria ruína. É necessário muito dialogo, transparência e verdade de cada lado.

Sem vida de Igreja – participação nos sacramentos – fica difícil construir uma base solida para o casamento.

Sem estudantes que dediquem por inteiros naquilo que é a vocação que cada um escolheu, não teremos no futuro profissionais éticos e capacitados. Não teremos quem substituir nossos avós e pais nas empresas.

Se você estuda engenharia, queira ser desde já um bom engenheiro. Se és estudante de medicina, faça tudo para que sejas um bom médico. Assim por diante; professor, motorista, cozinheiro, pedreiro, etc.

Não escolha uma profissão porque ela vai lhe dar dinheiro. Escolha porque será uma profissão digna e que com seu trabalho você possa contribuir para um mundo mais justo.

A sua profissão, os seus dons são graças e presentes de Deus. Você é capaz de levar esperança a muita gente. Fomos criados por Deus para ser luz e sal neste mundo.

Precisamos dar sabor e sentido a vida das pessoas com a nossa vida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.