Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese

Solenidade de Corpus Christi

blog Cn paulinia

Na quinta-feira, dia 07 de junho, a Igreja Católica celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo – Corpus Christi. Em todas as cidades da Arquidiocese de Campinas haverá Missa, com o tema Eucaristia: Alimento do Povo de Deus.

Na cidade de Campinas, a Missa será às 16h00, no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

Após a Missa, sairá Procissão até a Catedral Metropolitana, onde Dom Airton dará a Bênção do Santíssimo Sacramento. Vejam, abaixo, os horários e locais das Missas nos nove municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas.

O jornalista Wilson Cassanti estará à disposição dos profissionais de imprensa no local ou pelo telefone 9138.9858.

A Celebração de Corpus Christi recorda a Instituição da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, quando Jesus, sabendo que iriam matá-lo, quis comer a Páscoa com seus apóstolos. Durante a ceia, Jesus tomou o Pão e o Vinho, os abençoou e deu aos seus discípulos, selando definitivamente a aliança de Deus com a humanidade através do seu corpo que seria entregue e do seu sangue que seria derramado.

É um convite à manifestação da fé e devoção a este Sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade. Um dia especial para festejar a presença viva de Jesus Ressuscitado na Eucaristia não foi iniciativa da hierarquia da Igreja.

Em 1208, na Diocese de Liègé (atualmente a Bélgica), a monja Agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, observando a lua cheia, viu uma mancha escura e recebeu a revelação de Cristo de que aquela mancha era a ausência no calendário de uma festa especial em honra da Eucaristia. Recebeu, também, o encargo de promover essa festa.

Somente em 1240, o Bispo de Liègé, Roberto, promulgou um decreto estabelecendo a festa em sua diocese, para ser celebrada no segundo domingo depois de Pentecostes. Em 1251, o delegado papal Cardeal Hugues de Saint-Cher inaugurou a festa em Liègé.

Daí em diante, a festa passou a ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a celebração a toda a Igreja.

A festa só encontrou lugar seguro no calendário, tornando-se uma das mais populares, 50 anos depois, quando o Papa Clemente V confirmou o decreto de seu predecessor e João XXII o publicou em 1317.

A prática das procissões vem do ano de 1279, em Colônia, imediatamente seguida por outras igrejas. A hóstia consagrada era levada pelas ruas e campos, uma homenagem pública a Cristo presente no sacramento.

A Celebração retoma, também, a Campanha da Fraternidade, que este ano teve como tema Fraternidade e Saúde Pública e como lema Que a saúde se difunda sobre a terra.

Locais e horários das Missas:

Campinas: Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, preside Celebração Eucarística às 16h00, no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural. Após a Missa, sairá Procissão pela Rua Conceição até a Praça da Catedral Metropolitana, onde Dom Airton dará a Bênção do Santíssimo Sacramento.                                                                                                                                                     Blog. Cn Paulinia

Elias Fausto: Missa às 16h00, na Matriz São José. Após a Missa, sairá Procissão pelas ruas XV de Novembro, Prudente de Moraes, Coronel Domingos Ferreira e 13 de Maio, retornando à Igreja Matriz. A ornamentação das ruas terá início às 07h00 com uma oração na Comunidade Santo Antônio. Informações na secretaria paroquial, telefone (19) 3821.1361.

Hortolândia: A Missa será às 15h00, no Parque Irmã Dorothy, no Jardim Rosolen, com a participação das quatro Paróquias da cidade. Após a Missa sairá Procissão até a Matriz Nossa Senhora Aparecida do Jardim Rosolen. As ruas serão enfeitadas com agasalhos e cobertores que estão sendo arrecadados pelas Paróquias da cidade. Informações pelo telefone (19) 3845.3581.

Indaiatuba: Missa às 16h00, presidida por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito de Campinas, na Praça Prudente de Moraes, no Centro. Em seguida, sairá Procissão até a Praça Leonor de Barros de Camargo (Praça da Matriz), onde Dom Gilberto dará a Bênção do Santíssimo Sacramento. Não haverá ornamentação das ruas. Informações pelo telefone (19) 3875.2108.

Monte Mor: As Paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Santo Antônio, de Monte Mor, Celebrarão a Solenidade de Corpus Christi no Ginásio de Esportes “Durval Gonçalves”, às 09h00. Após a celebração sairá Procissão até a Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, onde será dada a Bênção do Santíssimo Sacramento. Os enfeites das ruas serão feitos com cobertores, que depois serão doados às famílias carentes da cidade. Informações pelos telefones (19) 3879.6156 e 3879.4417.

Paulínia: Missa às 16h00, no Ginásio de Esportes Vicente Amatte, Rua Prudente Pigatto, s/n, no Centro. Depois da Missa, haverá Procissão nas ruas próximas ao Ginásio. Haverá ornamentação no próprio Ginásio, a partir das 07h00. Informações pelos telefones (19) 3874.2070 e 3884.3269.

Sumaré: Missa às 16h00, na Praça Getúlio Vargas, no Centro Pastoral Nossa Senhora Aparecida, atrás do Fórum. Após a Missa, Procissão até Matriz Sant´Ana. Haverá ornamentação em frente a Matriz Sant´Ana. Informações pelo telefone (19) 3828.2652.

Valinhos: Missa às 09h00, no Centro de Artes, Cultura e Comércio de Valinhos – CACC, ao lado da Rodoviária. Após a Missa, Procissão até a Matriz São Sebastião, com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Haverá ornamentação da escadaria da Matriz São Sebastião com cobertores, edredons e agasalhos que estão sendo arrecadados em todas as comunidades da cidade. Informações com as equipes paroquiais: São Sebastião, com Ana, telefone (19) 3869.5215, ou Reginaldo, telefone 3871.4121; São Cristóvão, com Marcos, telefone 3869.7477, ou Bruna, telefone 3871.2068; Sant’Ana, com Laércio, telefone 3871.0266, ou Keli, telefone 3871.6627; Beato José de Anchieta, com Tereza, telefone 3849.5270.

Vinhedo: Na cidade de Vinhedo, cada Paróquia celebrará uma Missa:

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes: Missa às 08h00, na Escola André Franco Montoro; depois da Missa, Procissão até a Praça Aurora Sudário, onde será dada a Bênção do Santíssimo Sacramento. Haverá ornamentação na Escola André Franco Montoro, na quarta-feira, a partir das 19h00; na Praça Aurora Sudário a ornamentação será feita na quinta-feira, a partir das 04h00. Informações pelo telefone (19) 3886.8052.

Paróquia Sant´Ana: Missa às 09h00 e, em seguida, Procissão ao redor da Matriz. Haverá ornamentação das ruas ao redor da Matriz. Informações pelo telefone (19) 3886.1972.

Paróquia São Sebastião: Missa às 08h00 na Matriz São Sebastião. Após a Missa haverá Procissão pelas ruas dos bairros da Paróquia. Informações pelo telefone (19) 3876.2045.


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários