Semana com Dom Bosco

SEMANA MEDITADA 

Dom Bosco

Como desejo que todos os dias você faça um pouco da leitura espiritual, e porque sei que nem todos podem possuir os livros convenientes, assim te apresento aqui sete breves considerações distribuídas por cada um dos dias da semana, as quais serão cômodas àqueles que não podem ter os livros oportunos. 

DOMINGO: o fim do homem 

Oração inicial para todos os dias da semana 

Meu Deus, arrependo-me de todo o coração de vos haver ofendido;concedei-me a graça de compreender bem as verdades que vou meditar e abrasai-me no vosso amor. Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus, meu Anjo da Guarda e todos os Santos do céu, rogai por mim.

  1. Considere, querido filho, que este teu corpo e esta tua alma lhe foram dados por Deus, sem nenhum merecimento de tua parte, quando o criou à sua imagem. Ele te fez seu filho no santo Batismo, te amou e te ama ainda qual um terno pai, e o único fim para o qual te criou é para que o ame e o sirva nesta vida, e possa assim, com Ele, ser um dia eternamente feliz no paraíso. 

Não está no mundo somente para a satisfação nem para o enriquecimento, nem para apenas se alimentar e descansar, como os animais. O teu fim é muitíssimo mais elevado; tua finalidade é amar e servir a Deus, assim salvando tua alma. Procedendo dessa maneira, encontrará muita consolação na hora da morte. Mas, se não buscar servir a Deus, enorme remorso terá no fim dos teus dias, quando souber que as riquezas e os prazeres que buscou com tanto afinco não consolam, mas somente dão amargura ao teu coração, e então conhecerá o dano que isso causou à tua alma. 

Meu filho, não deseje de modo algum pertencer ao número daqueles que pensam somente em satisfazer o corpo com atos, conversas e divertimentos maus. Um secretário do rei da Inglaterra expirava dizendo: “Ai de mim! Gastei tanto papel escrevendo cartas de minha majestade, e nunca escrevi uma folha sequer meus pecados para fazer uma boa confissão.”

  1. Torna-se ainda maior aos seus olhos a importante deste caminho, se se considera que dele depende tua salvação ou perdição. Não imite aqueles infelizes que se iludem dizendo: “Cometo este pecado, mas depois me confessarei.” Não engane a si mesmo, Deus amaldiçoa quem usa desse expediente. Lembre-se de que todos os que estão no inferno tinham esperança de se corrigir mais tarde, e no entanto encontram-se eternamente perdidos. Quem sabe quanto tempo poderá viver em pecado antes que o Senhor o chame ao julgamento? Afaste a ideia de corresponder ao chamado de Deus mais tarde. Repudie e abandone qualquer pecado, que este é o maior de todos os males, e que te priva dos bens espirituais. 

III. Quero indicar ainda outra terrível armadilha do demônio que leva à perdição tantos cristãos, que é permitir que você aprenda a doutrina cristã e depois não a pratique. Sabendo que foram criados por Deus para amá-lo e servi-lo e mesmo assim, através das próprias obras, parecem buscar somente ruína eterna, quantas pessoas vemos que se preocupam com tudo, exceto com a salvação da própria alma? 


Por isso, você que é cristão, medite bem para que não se deixe enganar pelo demônio. Prometa a Deus que tudo o que fizer, falar e pensar será para a salvação da sua alma, porque seria máxima loucura ocupar-se tão seriamente com aquilo que acaba num momento, e pensar tão pouco na eternidade, que não acaba jamais. São Luiz podia ter prazeres, riquezas e honras, mas renunciou a tudo dizendo: “De que me serve tudo isso para minha eternidade?” 

Também você deve pensar da mesma forma: “tenho uma alma; se a perco, perco tudo.” “Pois, que aproveitará a um homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma? – Quid enim prodest homini, si mundum universum lucretur, animae vero suae detrimentum patiatur? (Mateus 16,26). Se me torno um grande homem, se adquiro riquezas, se conquisto a fama de intelectual, se depois vier a perder a alma, de que me adiantará? De nada adianta toda a sabedoria de Salomão se se perde a alma. 

Portanto, pense assim: “Fui criado por Deus para salvar a minha alma, e quero salvá-la a qualquer custo, que que, daqui em diante, o amar a Deus e o salvar a minha alma seja o único fim das minhas orações. Trata-se de ser para sempre feliz ou infeliz. Que eu perca tudo, desde que me salve.” 

Meu Deus, perdoai os meus pecados e fazer que eu não caia jamais na desgraça de ofender-vos. Ajudai-me com a vossa santa graça para que possa firmemente amar-vos e servir-vos para sempre. Maria, minha esperança, intercedei por mim. 


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários