Pecados Capitais - Orgulho

A luta contra os setes pecados capitais sempre ocupou um lugar importante na espiritualidade cristã.

Sobre a Luta contra os pecados Capitais, vai dizer o Pare Adolphe Tanquerey que é indispensável combater a origem do mal em nós, que é a tríplice concupiscência. A luta contra os setes pecados capitais ocupou sempre um lugar importante na espiritualidade cristã.
Eis quais são as tendencias que se prendem com a tríplice concupiscência: da Soberba nasce o orgulho, a inveja e a cólera, a concupiscência da carne produz a gula, a luxúria e a preguiça; enfim a concupiscência dos olhos identifica-se com a avareza ou o amor desordenado das riquezas.

Vamos para a Primeira Mãe dos pecados Espirituais, que é a Soberba, a soberba gera a primeira filha que é o Orgulho.

Orgulho

Adolphe Tanquerey (n° 820), nos diz que o orgulho é um desvio daquele sentimento legitimo que nos leva a estimar o que há de bom em nós, e a procurar a estima dos outros na medida em que ela é útil ás boas relações que devemos manter com eles. Não há duvida que devemos e podemos estimar o que Deus pôs em nós de bom, reconhecendo que Ele é o primeiro princípio e o ultimo fim de tudo.

Veremos porque à desvio do homem e porque ele quer a gloria para si, o autor no mesmo ( n° 820), vai dizer que deste desvio do homem, por que ele esquece que Deus é o autor destes dons, e atribui-os a si mesmo, o que é evidentemente uma desordem. Aqui entra a desordem pois o ser humano quer reter para si aquilo que é dom, e como é dom, é para por a serviço do outro e glorificar a quem dispensou o Dom, no caso Deus.

Uma das principais formas do orgulho é quando o homem querendo a gloria para si, chega a considerar o principio de si mesmo, onde externamente ou no seu interior ele diz eu me basto, eu tenho a razão de tudo, veja que atitudes como estas o homem põe-se sendo Senhor de sua vida e consequentemente retira de Deus a primazia e o seu senhorio, como isto é muito sério.

Deste pensamento orgulhoso, nascem tão grandes defeitos falando destes defeitos vejamos que os principais são a presunção, a ambição e a vangloria, meu queridos irmãos ao meditar sobre tudo isto vemos como o pecado nos leva a outros pecados, vimos que o orgulho é filha da soberba, que traz em si outros pecados como citei da presunção, da ambição e da vangloria, por isto que São Paulo vai nos dizer na carta aos Romanos no capitulo 6, 23 que: “O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE”, por-isso meus irmãos aproveitemos este tempo em que o Senhor nos concede e olhemos para dentro de nós, a fim de que analisando a nossa Consciência e educando a mesma, cresçamos na graça de Deus, e possamos dá sinceros passos na vida interior que o Senhor deseja para cada um.
Para vencermos este mal, podemos aplicar este remédio que é muito eficaz que é o Reconhecimento que Deus é o autor de todo o bem e que só a Deus pertence toda a honra e glória, e que nós nada somos, tudo vem da Graça de Deus em nós.

Uanderson Viana
Missionário da Comunidade Canção Nova.

Referencia Bibliográficas: Compendio de Teologia Ascetica e Mistica – Adolphe Tanquerey
Sagrada Escritura – Tradução Difusora Biblica Franciscanos Capuchinhos


Missão da Canção Nova em Paulínia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários