🛑 AO VIVO | Seminário de oração

O que é o dom da fé? PAdailton Batista

A fé é uma virtude teologal

A força da fé: Uma resposta aos sinais dos tempos

“É pela graça que fostes salvos, mediante a #fé​. É isso não vem de vós, é dom de Deus.” #Efésios​ 2,8-9

O que é a graça de Deus? Falamos tanto em graça de Deus, é pela graça de Deus… Afinal, o que é a graça de Deus?

Segundo o padre Jean Pierre de Caussade, a graça de Deus é a vontade de Deus, a ação de Deus.

A fé é uma virtude teologal. O Catecismo 1814 ensina sobre:

“A fé é a #virtude​ teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus» (67). E por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus. «O justo viverá pela fé» (Rm 1, 17). A fé viva « atua pela caridade» (Gl 5, 6).” CIC 1814.

É uma virtude infundida por Deus no coração do homem, é Deus quem dá, mas também depende da resposta do homem.

O Catecismo fala das Características da Fé. Veja quais são:

A FÉ É UMA GRAÇA

153. Quando Pedro confessa que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus declara-lhe que esta revelação não lhe veio «da carne nem do sangue, mas do seu Pai que está nos Céus» (Mt 16, 17) (16). A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele. «Para prestar esta adesão da fé, são necessários a prévia e concomitante ajuda da graça divina e os interiores auxílios do Espírito Santo, o qual move e converte o coração para Deus, abre os olhos do entendimento, e dá “a todos a suavidade em aceitar e crer a verdade”» (17).

A FÉ É UM ACTO HUMANO
A FÉ E A INTELIGÊNCIA
A NECESSIDADE DA FÉ
A PERSEVERANÇA NA FÉ

A fé é um dom gratuito de Deus ao homem. Mas nós podemos perder este dom inestimável.

A FÉ – VIDA ETERNA INICIADA

Somos chamados a fortalecer a nossa fé e a fé dos outros, levar esperança. Agora como cultivar a Fé? Participando da vida da Igreja, buscando os sacramentos, rezando em família.

CICI – 166. A fé é um ato pessoal, uma resposta livre do homem à proposta de Deus que se revela. Mas não é um acto isolado. Ninguém pode acreditar sozinho, tal como ninguém pode viver só. Ninguém se deu a fé a si mesmo, como ninguém a si mesmo se deu a vida. Foi de outrem que o crente recebeu a fé; a outrem a deve transmitir. O nosso amor a Jesus e aos homens impele-nos a falar aos outros da nossa fé. Cada crente é, assim, um elo na grande cadeia dos crentes. Não posso crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé.

Pais, não deixem de rezar em casa com seus filhos. Meditem a Palavra de Deus juntos. O convite de Deus para você que me ouve, que me assiste é: persevere na fé. A fé em Deus, a fé em você mesmo, a fé na Igreja, fé na ciência, sim a ciência que é dom Deus.

Ninguém cria nada do nada, apenas Deus criou o mundo do nada. Tudo o que o homem cria, descobre e desenvolve é porque nele está a ciência de Deus, o dom de Deus, mesmo os não crentes.

Precisamos acreditar e cremos, que mesmo em meio ao caos, Deus existe e ele olha por nós. Deus é Deus sempre.
E porque promover um seminário de oração sobre a fé?

Porque temos um tesouro: a vida eterna. No Ritual Romano, o padre ou diácono pergunta o catecúmeno, quem vai batizar, ou os pais?
“Que vens pedir à Igreja”? – Ele responde – “A fé”
“Para que serve a fé?” – “Para alcançar a vida eterna”.

Rezemos e peçamos ao Senhor para renovar a nossa fé!

🔴Inscreva-se em nosso canal e ative o sininho 🔔 http://bit.ly/youtubepln

🌐 Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/cancaonovapaulinia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários