Hoje em dia o mundo infantil se resume a muitas atividades virtuais e a jogos eletrônicos; é grande o número de crianças que não têm acesso a atividades lúdicas e criativas em casa e ao ar livre. Com a correria do dia a dia e por passarem grande parte tempo trabalhando fora, muitos pais acabam deixando de estimular e de levar os filhos a se divertirem em atividades que estimulem a sociabilidade, a coordenação motora e cognitiva deles.
A psicóloga Lilian Nascimento afirma que é importante que os pais estimulem os filhos a brincadeiras que os levem ao convívio com outras crianças e reforça a necessidade de proporcionarem momentos prazerosos aos pequenos.
“Hoje em dia vivemos muito o mundo tecnológico e o pais acabam não tendo muito tempo para se dedicar aos filhos, porque muitos pais trabalham fora. As crianças precisam de momentos agradáveis e os pais podem e devem proporcionar isso a seus filhos. Mas, para isso, eles precisam se propor e se comprometer a passar mais tempo com os filhos, planejando atividades pedagógicas e brincadeiras que realmente vão ocasionar diversão aos pequenos”, orienta a psicóloga.
Ouça, na íntegra, podcast da redação:
De acordo com Lilian, os pais também devem melhorar a qualidade do tempo que passam com os filhos, pois isso beneficia o convívio social das crianças com os próprios pais e com as pessoas com as quais elas têm contato.
“A criança, desde cedo, necessita do relacionamento com outras crianças, uma vez que é uma forma de aprendizagem. A criança aprende brincando, portanto, as atividades e as brincadeiras estimulam o raciocínio e o desenvolvimento físico e mental delas”, explica a psicóloga.
Além de todas as brincadeiras que os genitores podem ensinar aos filhos, aprendidas com os pais e avós e que fizeram parte da infância deles, é preciso ensinar para as crianças que, para cada atividade, existe uma hora certa, porque é importantíssimo que estas saibam obedecer aos limites estabelecidos por eles [pais].
“Esta dosagem de diversas atividades ricas de ensinamento, por exemplo um joguinho no computador que seja pedagógico ou uma leitura, contribui para o desenvolvimento e o bem-estar da criança. Os pais precisam realmente dosar o tempo que o filho fica no computador, no videogame, brincando ou lendo algo, porque é importante que ele aprenda a vivenciar e a entender estas regras”, destaca Lilian.
Sobretudo, para que os pais proporcionem uma boa infância aos filhos, é preciso transmitirem a eles amor, valores e dedicação, sempre os estimulando à imaginação, aos bons hábitos e a terem respeito e educação.
Leia mais:
.: Crianças: não existe presente ou passado, pois é sempre um campo de alegria
.: Aproveite as férias de forma saudável e afetuosa
.: Como as famílias devem se programar para as férias?