A infância precisa ser alegre e divertida

Hoje em dia o mundo infantil se resume a muitas atividades virtuais e a jogos eletrônicos; é grande o número de crianças que não têm acesso a atividades lúdicas e criativas em casa e ao ar livre. Com a correria do dia a dia e por passarem grande parte tempo trabalhando fora, muitos pais acabam deixando de estimular e de levar os filhos a se divertirem em atividades que estimulem a sociabilidade, a coordenação motora e cognitiva deles.

A psicóloga Lilian Nascimento afirma que é importante que os pais estimulem os filhos a brincadeiras que os levem ao convívio com outras crianças e reforça a necessidade de proporcionarem momentos prazerosos aos pequenos.

infancia

“Hoje em dia vivemos muito o mundo tecnológico e o pais acabam não tendo muito tempo para se dedicar aos filhos, porque muitos pais trabalham fora. As crianças precisam de momentos agradáveis e os pais podem e devem proporcionar isso a seus filhos. Mas, para isso, eles precisam se propor e se comprometer a passar mais tempo com os filhos, planejando atividades pedagógicas e brincadeiras que realmente vão ocasionar diversão aos pequenos”, orienta a psicóloga.

Ouça, na íntegra, podcast da redação:

De acordo com Lilian, os pais também devem melhorar a qualidade do tempo que passam com os filhos, pois isso beneficia o convívio social das crianças com os próprios pais e com as pessoas com as quais elas têm contato.

“A criança, desde cedo, necessita do relacionamento com outras crianças, uma vez que é uma forma de aprendizagem. A criança aprende brincando, portanto, as atividades e as brincadeiras estimulam o raciocínio e o desenvolvimento físico e mental delas”, explica a psicóloga.

Além de todas as brincadeiras que os genitores podem ensinar aos filhos, aprendidas com os pais e avós e que fizeram parte da infância deles, é preciso ensinar para as crianças que, para cada atividade, existe uma hora certa, porque é importantíssimo que estas saibam obedecer aos limites estabelecidos por eles [pais].

“Esta dosagem de diversas atividades ricas de ensinamento, por exemplo um joguinho no computador que seja pedagógico ou uma leitura, contribui para o desenvolvimento e o bem-estar da criança. Os pais precisam realmente dosar o tempo que o filho fica no computador, no videogame, brincando ou lendo algo, porque é importante que ele aprenda a vivenciar e a entender estas regras”, destaca Lilian.

Sobretudo, para que os pais proporcionem uma boa infância aos filhos, é preciso transmitirem a eles amor, valores e dedicação, sempre os estimulando à imaginação, aos bons hábitos e a terem respeito e educação.

Leia mais:

.: Fases da Infância

.: Crianças: não existe presente ou passado, pois é sempre um campo de alegria

.: Pais e filhos

.: Filhos disciplinados

.: Aproveite as férias de forma saudável e afetuosa

.: Como as famílias devem se programar para as férias?

Comments

comments