Canção Nova celebra o Dia do Compromisso

Missionários levam à plenitude a consagração do batismo e da crisma no seguimento de Jesus Cristo

Todo dia 2 de fevereiro, os missionários da Comunidade Canção Nova celebram a renovação de seu compromisso com o Senhor nessa obra de evangelização. Esta é uma data especial para aqueles que optaram por deixar sua casa, família, amigos e emprego para entregar-se inteiramente a uma vida consagrada a Deus.

Para comemorar esse dia, Dom Benedito Beni, Bispo de Lorena (SP), presidiu a Santa Missa de compromisso, às 17h30. Em sua homilia, o prelado lembrou a celebração da solenidade da Apresentação do Senhor no Templo e disse que este momento foi o anúncio profético do sacrifício de Jesus na cruz.

:: Veja fotos no Flickr

Diante dessa reflexão, o bispo fez duas conclusões. Na primeira, ele cita um discurso do Papa Bento XVI durante a V Conferência de Aparecida, em 2007, quando o Santo Padre diz: “Existe no coração humano um anseio misterioso de encontrar alguém que seja o caminho, a verdade e a vida: Jesus Cristo”. Por isso, quando anunciamos Jesus Cristo às pessoas, não estamos acrescentando algo acidental a elas, mas dando resposta à sua sede. Nisso consiste a missão: dar resposta à sede de salvação que existe no coração de todo ser humano.

A segunda conclusão de Dom Beni ensina que todo cristão, e todo consagrado, será luz do mundo enquanto refletir, em sua vida, a luz de Cristo. “Essa é nossa responsabilidade, nossa alegria e missão: refletir a luz de Cristo”.

Divididos em grupos – que incluem as fases de pré-discipulado, discipulado, juniorato, vida consagrada e para sempre –, cada membro leu seu discurso, comprometendo-se a levar à plenitude a consagração do batismo e da crisma no seguimento de Jesus Cristo. Os missionários também assumiram o compromisso de assumir o princípio de autoridade e submissão, a sadia convivência, o viver da providência, e a partilha e transparência no empenho de formar homens e mulheres novos para um mundo novo.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, disse ao presidente da Celebração Eucarística que a comunidade é uma associação privada de fiéis e está sob a jurisdição do bispo. “O senhor é nosso pastor, o senhor nos pastoreia e nós somos felizes por isso. O senhor, Dom Beni, faz parte deste ‘time’ e, juntos, vamos ganhar homens novos para um mundo novo”.

Daniel Machado de Assis [foto acima], de São Bernardo do Campo (SP), fez seus de votos de “para sempre” nesta tarde. Há 9 anos e 7 meses como consagrado na Canção Nova, ele conta que, aos 32 anos de idade, seu sentimento é de muita alegria e gratidão a Deus em primeiro lugar.

“Fazer um compromisso definitivo com Jesus, na Canção Nova, significa que aquela voz que escutei há 9 anos não foi um engano ou coisa da minha cabeça, porque Ele, de fato, me chamou. Chegar a este dia também me faz recordar tantos desafios superados, amadurecimento, alegrias e sofrimentos vividos ao longo destes anos. Por isso, posso dizer como nosso pai-fundador, monsenhor Jonas Abib: ‘Se fosse preciso, viveria tudo novamente’.”

Já a missionária Luana Rosa de Oliveira [foto acima], de 22 anos, de Saquarema (RJ), há 2 anos vive na comunidade católica. Hoje, a jovem participou de sua primeira cerimônia de compromisso e diz estar muito feliz por ver ressoar, cada vez mais em si, o desejo de pertencer a Deus.

“Percebo que, com o passar do tempo, cada vez mais nosso ‘sim’ se torna mais consistente e firme por saber que, acima de tudo, o que importa é ser de Deus. Sei que tenho dois anos de comunidade, mas o meu ‘sim’ a Ele é para sempre”, testemunha a consagrada.

Outras frentes de missão

Além dos missionários que se encontraram hoje em Cachoeira Paulista (SP), para a cerimônia, também há aqueles que estão espalhados pelas casas de missão (filiais) no Brasil e no exterior.

Clarissa Amaral de Oliveira [foto abaixo], natural de Volta Redonda (RJ), está há 4 anos na Canção Nova, vivendo o segundo ano de juniorato. Após renovar seu compromisso, neste ano de 2012, a jovem parte para Roma, Itália, no dia 14 de fevereiro, onde viverá sua nova missão.

Neste tempo em que ainda está na sede da comunidade, a consagrada de 24 anos diz que tem rezado muito para colher o que Deus quer dela, quais as direções e passos a serem dados. “Tenho buscado ser presença no meio dos irmãos que viveram comigo até hoje na missão de Cachoeira Paulista. E, claro, ser presença em minha família, pois sei que sentirei saudades”, conta a missionária.

Sobre sua missão em Roma, Clarissa declara que viver o compromisso e seguir para um novo campo de missão é reafirmar a Palavra do seu chamado, dada a ela por Deus: “Fiz-me tudo para todos, para salvar alguns a qualquer custo. E tudo faço por causa do evangelho, para dele me tornar participante” (I Cor 9, 22b-23).

“Nada é por acaso diante de Deus, e hoje toco nisso, pois me comprometi a me gastar pelo Evangelho, para levar Jesus às pessoas que ainda não O reconhecem. E hoje Deus concretiza isso na minha vida. É Ele quem me leva a uma nova nação, um novo povo sedento, a uma nova forma de evangelizar, onde ‘serei tudo para todos’. Por isso parto para viver bem este novo tempo, levando comigo todo o aprendizado desses anos, na certeza de que aprenderei ainda muito mais de Deus. Levo também meu coração profundamente brasileiro para o povo italiano”, explica a jovem.

A Comunidade Canção Nova possui 25 casas de missão espalhadas por todo o Brasil e o mundo. Esta obra de Deus se encontra em todas as regiões brasileiras e, no exterior, está nos continentes europeu, asiático, africano e norte-americano.

Veja também:
:: Missionários renovam compromisso com a Canção Nova

Comments

comments