Padre Roger Luis responde os comentários sobre a Semana Santa

Para responder aos questionamentos dos nossos internautas a respeito da Semana Santa, convidamos o missionário da Comunidade Canção Nova padre Roger Luis, para esclarecer as dúvidas. Essas perguntas foram deixadas nos comentários da entrevista feita com o padre André Luiz, a respeito da Semana Santa.

1 – Se Jesus ressuscitou no terceiro dia por que se celebra a Páscoa domingo?

É interessante o questionamento para entendermos a dinâmica daquilo que a Igreja celebra e vive. Jesus morreu às 15h na sexta-feira, portanto a sexta-feira foi o primeiro dia em que Ele foi colocado no sepulcro, antes do sábado. O sábado é o dia santo, então não se pode tocar no cadáver, senão a pessoa se torna impura, e teria um grande tempo ainda para se purificar, por isso Jesus foi sepultado antes das 16h. Analisemos: primeiro dia sexta-feira, segundo dia é o sábado que começa às 16h – para o judeu quando a primeira estrela aparece no céu – Então Jesus passou todo sábado no sepulcro esperando a ressurreição, ou seja, a ação do Pai em Jesus para ressuscitar. Jesus ressuscita na madrugada de domingo, porque o domingo começa às 16h do sábado, então o terceiro dia é o domingo. Ele ressuscitou no terceiro dia. O domingo é dia do Senhor, dia de celebrar a Páscoa do Senhor, dia que Ele ressuscitou de verdade e está vivo no meio de nós.

2 – Por que não pode fazer adoração na sexta-feira santa?

Essa é uma prática da tradição da Igreja. Na Missa do lava-pés nós já saímos em silêncio porque é o silêncio da Sexta-feira Santa, dia em que Jesus entregou sua vida por nós. Quando celebrar? Somente na Vigília Pascal, a celebração na vigília na noite de sábado, já é domingo por isso nós celebramos a Páscoa do Senhor. O silêncio é justamente o silêncio de Jesus no sepulcro, então não se adora porque Ele ainda vai ressuscitar. A Igreja quer lembrar e quer fazer com que experimentemos essa espiritualidade, ela quer que entendamos que Ele está no sepulcro, está morto e nós iremos esperar a ressurreição, por isso as imagens são tapadas, os sacrários são esvaziados e as Hóstias Consagradas são colocadas em um lugar específico, para experimentarmos esse silêncio que se transforma em espiritualidade na nossa vida.

3 – Quando termina a penitência da Quaresma?

A Quaresma termina no Domingo de Ramos. Mas vamos ser bem lógicos, se a Quaresma termina no Domingo de Ramos e no domingo começa a Semana Santa por que é que eu vou encerrar a minha penitência no domingo de ramos? Não tem sentido. Eu já estou entrando na Semana Santa que é a maior semana onde nós temos que olhar para Jesus que deu a vida por nós. Quando é a “explosão” do aleluia? A “explosão” do glória? Quando temos que encerrar nossa penitência? No domingo de Páscoa, dia em que celebramos a ressurreição do Senhor. O que era a Páscoa para os judeus? Eles se reuniam com a família para fazer a ceia e comer o cordeiro com ervas amargas, celebravam a passagem. Deixe para você encerrar sua penitência no Domingo de Páscoa. Mas cuidado! Não faça nada exagerado, não é porque você ficou a quaresma sem tomar refrigerante que você vai ter overdose de refrigerante no domingo. Que o domingo seja o grande dia da ressurreição do Senhor e nossa alegria porque nosso Deus venceu a morte e nos deu a salvação.

Que o Senhor possa abençoar a você internauta para que você faça uma experiência nesta Semana Santa. Que você morra para o pecado e ressuscite para a santidade, para a vida. Que Deus te abençoe nesta hora. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amem!
Padre Roger Luis

Comments

comments