Canção Nova presente no Festival da Juventude Salesiana.

A Comunidade Canção Nova esteve presente no  FEST (Festival da Juventude Salesiana) onde mais de 3.500 jovens se encontraram com o Reitor-Mor dos Salesianos o Padre Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco.

O dia iniciou com a Santa Missa que contou com a presença dos Padres Salesianos e dos jovens da  Articulação da Juventude Salesiana (AJS) que fazem parte da Inspetoria  Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo.

Durante o dia os jovens puderam vivenciar um grande oratório festivo ao modelo de Dom Bosco, com músicas, esportes, danças, jovens partilhando no pátio, jogando futebol, demostrações circenses, confissões, estande vocacional da Família Salesiana onde estavam presentes: Salesianos de Dom Bosco, Maria Auxiliadora e Comunidade Canção Nova com a presenças dos missionários e vocacionados, entre outros.

O páteo estava totalmente festivo como Dom Bosco sempre sonhou, o Reitor Mor Padre Ángel pode sentir o calor do acolhimento dos jovens brasileiros. Todos puderem viver e reconhecer na presença do Reitor-Mor um dos desejos do Pai, e Mestre da Juventude quando disse:

                                                                                    Canção Nova e a Família Salesiana 

Fest 2017 Foto: arquivo CN – SP 

Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão…

Os jovens vocacionados a Comunidade Canção Nova testemunharam como foi para eles esse momento de encontro com Reitor-Mor durante o Festival. 

”Para mim, foi uma graça imensa estar com o Reitor-Mor, vivi uma forte experiência com outros movimentos do carisma salesiano, estando nesse tempo de discernimento vocacional, junto a Canção Nova, pude sentir como um presente de Deus, para confirmar ainda mais esse chamado. Além disso estar no Colégio Santa Teresinha, me marcou muito , por eu ser muito devoto. A mensagem que ficou foi que ela também caminha com Dom Bosco. No momento não tive dimensão da graça que foi estar com o reitor, mas depois refletindo, pude ter a dimensão da bênção que foi estar com Dom bosco e poder abraçá-lo, na pessoa do Reitor. Guilherme Costa

Sobre vocacional na Canção Nova 

No encontro com o Reitor- Mor pude vivenciar a experiência de ser filho , acolhido realmente por Dom Bosco, a presença dele entre nós renovou em mim o ardor pela salvação das almas e a minha pertença como filho de Dom Bosco ! Vitor Hugo

Quando chegamos ao colégio, estava lotado de jovens, distribuídos entre quadra de vôlei, futebol e de dança, e entre eles havia um grupo de jovens em volta do Padre Angel tirando foto.Fiquei encantada como ele atendia a cada um recebendo-os com sorrisos e abraços, era como se conhecesse a todos e quando chegou nossa vez, ele acolheu um por um, eu me senti filha dele.Ele tem o olhar de Dom Bosco e uma presença alegre, foi uma experiência forte, foi Graça de Deus estar ali tão perto do Reitor-Mor, ainda mais como vocacionada da Canção Nova que é da Família Salesiana. Grazzy Câmara 

Dom Ángel deixou uma mensagem para a juventude do Brasil: Quero dizer duas coisas. A primeira, não tenha medo de seus sonhos e de seus desafios. A segunda, que deixe sempre que Senhor siga tocando seu coração, essa é a garantia da felicidade.”

Foto do Fest 2017 

(Transcrição e adaptação):  Simone Souza-CN