Beleza do Corpo – A Carne se fez Corporeidade
Deus nos fez a sua imagem e semelhança. Para realizar e viver tudo o que nós somos, Deus nos deu a graça e a possibilidade de nos manifestar através do nosso corpo. Esse corpo que se manifesta é relacional, porque ele é belo. Essa relação corporal, na experiência do amor de Deus por nós é belíssima. Isso é a maior graça que nosso corpo pode receber. Permitir que a pessoa se relacione através da corpulência, é o mais bonito.
Quando o corpo começa a se relacionar, nascem elementos vitais como a amizade, carinho, responsabilidade, doação e entrega. Por isso nós não temos que sentir vergonha do nosso corpo. Quando vemos alguma pessoa com problema funcional corpóreo orgânico, nós vemos a grandeza dessa pessoa. E essa grandeza é vista através da beleza. Como diz o filósofo Gabriel Marcel, “a beleza não é simplesmente uma produção de algo harmônico”.
Muitas pessoas têm uma beleza corpórea que não tem nada a ver com a experiência cristã. A proposta do próprio Senhor Jesus é de reconhecer que aquele doente na piscina de Betesda é uma criatura bela. Que precisava ser reconhecida na sua beleza.
– Pe. Rafael Solano.
Acompanhe o Seminário Sexualidade e Família pelo nosso canal do YouTube, e fique por dentro do blog.