Aprendendo a ser forte e constante.

“Vós sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e sois vencedores do maligno.” I Jo 2, 14

Havia lido algumas vezes esse versículo na bíblia mais não tinha parado para meditá-lo como agora. Observo que João escreve aos filhos, aos pais e aos jovens cada uma com sua particularidade como se falasse das etapas na vivência da fé.

A etapa dos filhos onde nascemos e começamos o processo de conhecimento da fé assumindo que verdadeiramente sou da filiação divina, a etapa dos pais onde reconhecemos a experiência e responsabilidade na transmissão dessa mesma fé e a juventude que é a etapa onde firmamos a fé e adquirimos a experiência.

Em meio as três etapas quero refletir em particular sobre a juventude assumindo meu compromisso de ser um jovem forte e que busca na Palavra de Deus a força necessária para vencer o maligno.

canção nova constante forte cn

A Palavra é para mim uma trilha que exploro e quero por meio dessa em particular te revelar caminhos específicos que te conduzirá ao destino. Observemos que a palavra afirma que os jovens são fortes mais nós sabemos que não fala de uma força comum e mesmo que fosse sabemos que seria preciso um tempo para ser adquirida. Nos tempos de hoje pensemos nos atuais lutadores, eles precisam de um treinador e muito treino para esta em forma e só depois ficar pronto para lutar e vencer assim também somos nós que quando criança recebemos a força no batismo, depois na primeira eucaristia e crisma mais como alguns esportistas escolhemos deixar tudo de lado e experimentar outras coisas que não favorecem o desenvolvimento e aprimoramento da força recebida.

Como tudo também o treinamento tem um recomeço que nesse caso se dá com a palavra de Deus que permanece em vós sendo assim a vitamina necessária para o desenvolvimento dessa força. Recordemos que no início era o Verbo, e o Verbo era Deus (Jo 1, 1), ou seja, a palavra de Deus é o próprio Cristo fonte da força que recebemos e que permanecendo em nós nos faz fortes e vitoriosos contra o maligno.

Percebeu a trilha pela qual fomos sendo conduzidos, ao mesmo tempo que traçamos um plano treino de exercícios para alcançar a vitória? Sois fortes e vencedores do maligno a medida que a Palavra de Deus permanece em vós. I Jo 2, 14

Verdadeiramente somos fortes e recebemos todas as condições para alcançar a vitória: “As tentações a que estivestes expostos não ultrapassaram a medida do homem. Deus é fiel; ele não permitirá que sejais tentados além de vossas forças. Com a tentação, ele nos dará o meio de sair dela e a força de suportá-la.” I Cor 10, 13


Comentários

Deixe seu Comentario