Bento XVI particularmente preocupado com a situação nas costas do Mediterrâneo

Papa deixa mensagem de paz e cooperação

Bento XVI lançou este Domingo um apelo em favor da “cooperação e da paz” entre todos os povos, falando em particular os da costa mediterrânica.

Falando antes da recitação do Angelus, na localidade de Brindisi, Sul do Itália, – um dos portos onde chegam mais imigrantes ilegais ao país – o Papa frisou que “um porto fala sempre de acolhimento, abrigo, segurança: fala de um cais ponto de chegada após uma navegação porventura longa e difícil. Mas fala também de partidas, de projectos e aspirações, de futuro”.

“Em especial o porto de Brindisi reveste-se de um papel de primeiro plano nas comunicações com o Mar Mediterrâneo e com o Oriente, razão pela qual hospeda também uma base das Nações Unidas, que desenvolve uma importante função no aspecto humanitário”, acrescentou.

Deste “lugar tão sugestivo”, Bento XVI quis lançar portanto um apelo, uma “mensagem crista”. “Desejo renovar a mensagem cristã de cooperação e de paz entre todos os povos, especialmente os que fazem de coroa a este mar, antigo berço de civilização, e os dos Próximo e Médio Oriente”, disse.

Neste contexto, o Papa retomou textualmente as palavras por ele mesmo utilizadas há dois meses, em Nova Iorque, dirigindo-se à Assembleia-geral da ONU: “A acção da comunidade internacional e das suas instituições, salvaguardado o respeito dos princípios que estão na base da ordem internacional, nunca deve ser interpretada como uma imposição indesejada e uma limitação de soberania”.

“O que é mesmo preciso é uma busca mais profunda dos modos de prevenir e controlar os conflitos, explorando todas as vias diplomáticas possível, encorajando e prestando atenção aos mais pequenos sinais de diálogo e de desejo de reconciliação”, prosseguiu.

A concluir, Bento XVI convidou a dirigir o olhar a Nossa Senhora, invocando-a como “porto de salvação para cada homem e para toda a humanidade”:

“Que a sua materna protecção defenda sempre esta vossa Cidade e Região, a Itália, a Europa e o mundo inteiro das tempestades que ameaçam a fé e os autênticos valores; permita às jovens gerações partir sem receios para o alto mar, enfrentando com esperança cristã a viagem desta vida”, pediu.

Comentários

Deixe seu Comentario