Congresso Eucarístico Internacional

Ecclesia

O Congresso Eucarístico Internacional de 2008 acontece entre 15 e 22 de junho, em Quebec (Canadá). O objetivo do encontro é oferecer à Igreja local e à Igreja universal um tempo forte de oração e de reflexão para celebrar o dom da Sagrada Eucaristia.

.: Programa do Congresso Eucarístico Internacional

Dentro de um século, este é o 49º congresso e coincidirá com o 400º aniversário da fundação da primeira cidade francesa na América do Norte, chamada a tornar-se no século XVII um posto missionário importante para o conjunto do continente.

O Congresso Eucarístico será uma “Statio Orbis”, expressão que significa uma celebração da Igreja Universal através do convite da Igreja local de Quebec, para fazer memória do dom de Deus que é a Eucaristia oferecida a toda a humanidade. A cidade de Quebec, com a sua divisa “O Dom de Deus, farei render”, está no coração da história de um povo cujo lema proclama: “Recordo-me”. Esta divisa recorda a palavra que Jesus deixou aos seus apóstolos na última Ceia: “Fazei isto em memória de mim”.

A Eucaristia não é somente uma recordação, mas presença do acontecimento salvífico. O Congresso Eucarístico será uma ocasião privilegiada para prestar homenagem a este dom de Deus no centro da vida cristã e para recordar as raízes cristãs de muitos países que esperam uma nova evangelização. A Eucaristia alimentou o anúncio do Evangelho e o encontro das civilizações europeia e nativa neste continente. Ela permanece ainda hoje como fermento de cultura e uma garantia de esperança para o futuro do mundo em vias de globalização.

A aspiração do mundo por liberdade e amor

O tema central do Congresso aprovado pelo Papa Bento XVI é “A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo”. É, particularmente, importante fazer memória hoje do dom de Deus, porque o mundo atual conhece, no meio de progressos técnicos notáveis, nomeadamente no domínio das comunicações, um vazio interior dramático, vivido como uma ausência de Deus. Fascinado pelas suas próprias exibições criativas, o homem contemporâneo tende com efeito a esquecer o seu Criador e a colocar-se como o único senhor do seu próprio destino.

Esta tentação de substituir Deus não anula contudo a aspiração de infinito que o habita e os valores autênticos que ele se esforça por cultivar, mesmo que tragam riscos de desvio. O apreço pela liberdade, o cuidado pela igualdade, o ideal da solidariedade, a abertura à comunicação sem fronteiras, a capacidade técnica e a protecção do ambiente são valores inegáveis que suscitam a admiração, honram o mundo actual e produzem frutos de justiça e fraternidade.

Momento universal

Os Congressos Eucarísticos são considerados um momento de compromisso e de oração, na qual uma comunidade convida a Igreja Universal para que unanimemente se dediquem a considerar com maior profundidade um determinado aspecto do mistério eucarístico oferecendo assim uma homenagem de pública veneração, com o vínculo da caridade e da unidade. A Igreja Católica pretende que os mesmos sejam um sinal autêntico de fé e de caridade pela plena participação da Igreja local e da presença representativa das outras Igrejas.

Durante um Congresso Eucarístico realizam-se atividades de reflexão e estudo, Celebrações Eucarísticas, adoração e atividades culturais. Para esta autêntica festa é convocada toda a Igreja: o Papa, os bispos, os sacerdotes, religiosos, membros da vida consagrada e leigos.

O primeiro Congresso Eucarístico Internacional foi uma iniciativa que partiu de uma cristã leiga e foi assumida pelo arcebispo local. Contou com o apoio de dioceses de seis países europeus, inclusive com a bênção do Papa Leão XIII.

Bento XVI considerou que cada um destes Congressos Eucarísticos representa “uma providencial oportunidade para mostrar à humanidade, de maneira solene, ‘a Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo'”, como afirma o texto-base do próximo Congresso.

Comentários

Deixe seu Comentario