Curiosidades sobre a novena de Pentecostes

A Novena de Pentecostes trás algumas particularidades:

1) Esta é a única novena oficial da Igreja

2) Foi um pedido do Papa João XXIII por ocasião do Concílio Vaticano II, mas presente inicialmente na “Encíclica Divinum LLLud Munus” ( http://j.mp/1B6tOeM ), de Leão XIII, no dia 09 de maio de 1897, número 16, assegurando a devoção ao Espírito Santo e garantindo indulgências àqueles que tiver confessado e recebido a comunhão na festa de Pentecostes ou na oitava até o Domingo da Santíssima Trindade, além de orar na intenção do Santo Padre; o papa.
A indulgência é para si, para alguém ou ainda para uma alma no purgatório.

3) Ele lançou um documento.
A Exortação Apostólica “Novem Per Dies” ( http://j.mp/1AaDpGa )
Solicitando a Novena de Pentecostes para o Concílio Ecumênico Vaticano II.

4) São 7 pontos de reflexão expondo como a Igreja queria/DEVERIA caminhar…

5) Qual a data?
No dia 20 de Maio de 1963.

6) Qual a novidade?
Pedido para que toda a Igreja pudesse estar UNIDA.
“toda a família católica, espalhada pelo mundo “como grãos de trigo semeados pelos montes”, (Didaqué, IX, 4.) se unirá em oração ao redor da Virgem para invocar do Espírito Santo os dons copiosos dos seus carismas” (Novem Per Dies, 2)
“se difundirá mais eloquente e urgente entre os sacerdotes e entre os féis de todas as dioceses do mundo, convidando à “única coisa necessária”: isto é, àquela santidade de vida, àquela reforma dos costumes, àquele compromisso de trabalho apostólico por Cristo” (Novem Per Dies, 5)

 

cancaonova

 

7) O fato mais marcante?
Que atendendo o mesmo pedido de Jesus (cf. At 1,4-5) que ordenou aos discípulos que não saíssem sem antes se cumprisse a promessa: Envio do Espírito Santo…
E, por isso estavam reunidos…
“Todos estes, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1,14).

8) Como rezaram os Padres?
O Veni Creator (em latim, possivelmente, porque ainda não havia o texto traduzido)
Este hino está presente no Breviário ou como conhecemos melhor; “Liturgia das Horas” (Em português: Volume 2, I Vésperas, p. 913 / Em Latim: Volume 2, p. 2051) e também online no site: liturgia das horas ( http://j.mp/1AaG3f3 )

Como foi marcante este fato para a Igreja daquele tempo, que posteriormente virou tradição rezar clamando esta renovação todos os anos, na Igreja, mas também nas nossas famílias, em nossa vida por meio dos dons infusos, dados por Deus.
Depois de ler e me apropriar destes detalhes buscando as informações no site do Vaticano, resolvi, porque este é meu Hobbie favorito, criar a novena em ePub, para facilitar nós rezarmos.
A novena a seguir foi feita a partir do livrinho da Beata Elena Guerra.
Ela, apóstola do Espírito Santo compreende como ninguém, por isso, deixou suas reflexões para cada dia da novena.

Segue o Link para download:
http://j.mp/novenadepentecostes

Unidos pela oração

cancaonova

Rogério Viana @rogcn Seminarista

 

 

 

 

 

 

 

“Fazei tudo para a Glória de Deus!” (I Cor 10,31c)

Comentários

Deixe seu Comentario