Devocionário: A Profecia do Avivamento 23º dia

cancaonovaComeçamos a nossa experiência em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor, enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra. Oremos: Óh Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos de Sua consolação, por Cristo Senhor nosso. Amém.

Pedimos Senhor, que esta Palavra se torne viva e eficaz na nossa vida, e não volte para o Senhor, sem produzir em nós o efeito esperado.

Palavra: Joel 2, 12

“Pois agora, então – oráculo do Senhor – voltai a Mim de todo o coração, fazendo jejuns, chorando e batendo no peito!”

A palavra voltar, indica certamente o grande convite que o Senhor fazia àquele povo, para que deixassem a vida velha e vivessem a vida nova. Isso indicava um caminho que deveria ser feito de conversão, de mudança radical de vida, de experiência da misericórdia, da nova chance, da experiência profunda com o Deus que chamava Israel ao caminho de felicidade, das coisas que não passam. E o indicativo é a penitência, as lágrimas de arrependimento e o pedido de perdão, batendo no peito e reconhecendo-se pecadores. Isso é sempre atual na nossa caminhada de fé e principalmente necessário no caminho de alguém que deseja o céu, pois em muitos momentos nos desviamos do caminho de Deus, e o mais lindo é perceber que Ele não se desvia de nós, sempre nos fazendo uma proposta de retomada, de retorno, de vida nova.

O apelo a Israel vem pelo anúncio do dia do Senhor, do Dia de Deus! Nós que estamos no séc. XXI contemplamos os sinais de que este grandioso e temível dia se aproxima, dia em que o Senhor virá para julgar os vivos e os mortos, e dentro desta expectativa, precisamos estar cada vez mais conscientes da necessidade que temos de conversão, de mudança de vida, de sermos pessoas melhores para Deus e para os irmãos, por eles e em vista da segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O número 670 do Catecismo vai dizer: “Depois da ascensão, o desígnio de Deus entrou na sua consumação. Estamos já na ‘última hora’ (1 Jo 2, 18)”. Por isso, não tenhamos receio de dar os passos que precisam ser dados, permitamos que o Espírito Santo nos leve à consciência dos passos a serem dados na direção do Senhor e de Sua santa vontade.

Nunca nos esqueçamos que precisamos perder para ganhar, deixar para conquistar, tendo a abertura de coração para que o Senhor trabalhe poderosamente na nossa vida. Depende mais de nós do que de Deus, nunca se esqueça disso, pois Ele está sempre disposto a fazer o novo acontecer, e nos dar a possibilidade de viver sob a condução e direção do Espírito. Permitamos que a doutrina da Igreja nos motive a dar os passos que a profecia de Joel nos propõe, pois no número 673 do Catecismo está dito: “A partir da ascensão, a vinda de Cristo na glória está iminente, mesmo que não nos ‘pertença saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade’ (At 1, 7). Este advento escatológico pode realizar-se a qualquer momento, ainda que esteja ‘ele’ e a provação final que o há- de preceder”. Que a santidade da nossa vida apresse o Senhor e Ele logo virá, estejamos vigilantes, preparados, pois a qualquer momento Jesus pode voltar, e se Ele não vier na nossa geração, estaremos prontos para sermos colhidos por Ele.

Mortificação: Hoje é obedecer a profecia de Joel: voltar de todo coração a Deus, com jejuns, lágrimas e batendo no peito, de arrependimento dos nossos pecados. Faça um exame profundo de consciência, coloque sua vida diante da cruz do Senhor e da Sua santa Palavra.

Oração e clamor: Creio que o Senhor Jesus, que se aproxima o grande dia do Teu retorno glorioso e definitivo. Reconheço que os sinais são claros e evidentes, e quero Te amar mais com a minha vida e com meus atos, por isso preciso dar passos concretos de conversão, especialmente os que Joel trouxe na profecia que é tão atual, pois todos os dias eu preciso de conversão. Reconheço que não estou pronto, que não estou preparado, mas do fundo do coração, eu quero viver tudo aquilo que Tu tens para mim. Que o Teu Espírito Santo me leve sempre a esta bela consciência do Teu retorno e de como preciso viver santamente.

Ajuda-me, Senhor, dá-me um coração e um espírito contrito e a disposição de me penitenciar. Quebranta meu duro coração, e se até agora o pecado estava naturalizado na minha vida, se tinha ficado costumeiro, enraizado em mim, transforma-me, meu Deus e meu Tudo. Não permita que eu me acostume com a vida de pecado, me retira da zona de conforto, incomoda-me, provoca-me para a santidade. Sei que muita coisa vai doer na minha carne neste sincera decisão de conversão, mas estou disposto; sei que vai ser um grande desafio renunciar certas situações que me trazem conforto e prazer, contudo estou disposto.

Não quero ter outro bem além de Ti, Senhor, que Tu sejas o primeiro na minha vida, que os Teus mandamentos sejam as delicias do meu coração, que a Tua presença me envolva e me faça ser melhor, mais santo e fiel. Arranca-me do perigo da condenação, se eu me desviei, entrego em Tuas mãos a direção da minha vida, pois preciso andar no caminho certo, viver o que é certo, e te adorar com todo o meu ser. Purifica meus pensamentos, meus sentimentos, minhas vontades, meu querer. Não quero ser o mesmo, quero ser inteiramente de Deus, quero fazer a Tua vontade. Muda-me, Senhor. Santifica-me. Maranathá, vem Senhor Jesus. Eis-me aqui, sou todo Teu. Amém. Aleluia!

(Deixe agora livremente o Espírito Santo leva-lo a experiência de um grande clamor e de toda a revelação que Ele tem para a sua vida).

Tradução em espanhol

Comentários

Deixe seu Comentario