É Tempo de Misericórdia

É Tempo de Misericórdia

Misericordia

Vivemos um momento único e de grandes graças durante todo o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, onde pudemos tocar o amor e o perdão que provém do Coração de Jesus. Um ano, acima de tudo, de muito aprendizado e encontro com Deus e com o próximo através da pastoral viva e vivida em nossas paróquias.
A Misericórdia foi, e está sendo derramada em nossas vidas, casas e famílias. As Portas Santas foram fechadas, mas as portas da Misericórdia continuam abertas para aqueles, que assim como o filho pródigo desejam retornar para a casa do Pai. A misericórdia celebrada por todo um ano, agora de modo particular pode ser não só experimentada, mas vivenciada na pratica. Somos chamados a fazer parte desta rede de Misericórdia.

Na passagem das Bem-Aventuranças (Mt 5, 3-11), o próprio Deus nos convida:
Bem-Aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino de Deus.
Bem-Aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-Aventurados os mansos, porque receberão a terra em herança.
Bem-Aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-Aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-Aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-Aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-Aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-Aventurados sois vós, quando vos caluniarem e perseguirem e, mentindo disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

MisericordiaÉ tempo de Misericórdia, de abrir o coração e doar-se inteiramente ao Deus que não é um Pai sisudo, mas um Pai de amor.
Deus é Misericórdia. Deus é misericordioso, e Ele vem para mim e para você exatamente por nossos pecados e falhas. Mesmo infiéis, mesmo sujos e mendigos por falta de amor, aproximemo-nos da fonte, de Jesus Misericordioso que espera por nós.
Somos uma geração ferida e carente, inserida no relativismo, que cada vez mais procura desconstruir a imagem da humanidade, incutindo nas pessoas o passe livre de que tudo é absolutamente normal, inclusive nossos erros e pecados.

Por isso, precisamos de misericórdia! Neste tempo, o Papa Francisco tem nos mostrado os caminhos para que as Bem-Aventuranças, não sejam somente uma bela passagem bíblica e poética, mas que de fato, seja vivida por cada cristão.

“Misericordia et Misera” recentemente escrita por ele, vem de encontro com as nossas misérias e a Misericórdia divina.
“Nada que um pecador arrependido coloque diante da misericórdia de Deus pode ficar sem o abraço do seu perdão. É por este motivo que nenhum de nós pode pôr condições à misericórdia; esta permanece sempre um ato de gratuidade do Pai Celeste, um amor incondicional e não merecido. Por isso, não podemos correr o risco de nos opor à plena liberdade do amor com que Deus entra na vida de cada pessoa.”

Muitas coisas podem nos afastar de Deus, mas há um lugar, onde a misericórdia vem nos abraçar sem nos julgar ou condenar: O confessionário. Ali, a misericórdia é derramada abundantemente, e somos abraçados como aquele filho que gastou tudo o que tinha, viveu uma vida conturbada, a infidelidade, a tristeza, e volta para os braços do pai sujo, ferido, vazio, sofrido. Este Pai, o acolhe com um abraço; não um simples abraço. Mas, um abraço que é capaz de curar e trazer de volta à família para celebrar o grande banquete.
Neste tempo, eu convido você a viver essa misericórdia: “Aproximemo-nos então, seguros e confiantes, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça do auxílio no momento oportuno”. Hb 4, 16

Jesus, eu confio em Vós!

Misericordia

Elizandra Souza

 

Comentários

Deixe seu Comentario