Sendo Ele [Jesus] de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes (Filipenses 2, 6-9).
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada pela Igreja no dia 14 de setembro, nos faz recordar que por meio dela Cristo foi exaltado e vencedor. Para os cristãos a cruz é o maior símbolo da fé, por intermédio do sinal da cruz somos marcamos no nosso batismo como filhos de Deus, pertencentes a Jesus Cristo.
Quando estive em missão em Portugal tive a oportunidade de celebrar a Festa da Exaltação da Santa Cruz no Convento dos Santos Anjos em Fátima, por alguns anos motivavamos uns aos outros para viver essa celebração de forma diferente e recebendo o convite dos padres e irmãs da Congregação la estavamos para juntos celebrar essa grande festa. Momento impar pois toda a missa era Celebrada solenimente e em latim. Louvo a Deus porque pela sua providência santíssima e intermédio de N.S. de Fátima me concedeu essa oportunidade.
Celebrar a Festa da Exaltação da Santa Cruz para mim é render-se ao mistério de amor revelado por Jesus em sua entrega aos desíginos do Pai e alimentar em mim o desejo de a cada dia entregar-me a realização dos projetos divinos para minha vida.
Conta-se, segundo a tradição cristã, que durante uma peregrinação a Jerusalém, Santa Helena mandou fazer pesquisas para encontrar a verdadeira cruz de Cristo. E ordenou que fosse construída a Igreja do Santo Sepulcro no local em que o objeto-símbolo de nossa salvação foi encontrado. No dia 14 de setembro daquele ano a cruz foi posta em exposição para que os fiéis pudessem orar diante dela e venerá-la.
Reverenciar a cruz é ter a certeza de que reverenciamos não apenas um objeto, mas Nosso Salvador Jesus Cristo, que, por amor a nós, deixou-se crucificar para que vencêssemos a morte causada pelo pecado. A cruz serviu de altar para o sacrifício de Jesus. “Se fizermos o sinal da cruz com fé, ele será para nós um escudo”, escreveu Santo Hipólito.
Devemos vê-la não como um amuleto, mas como um símbolo santo e sagrado, no qual encontramos a salvação. Quando fazemos o sinal da cruz com fé, respeito e amor nós estamos louvando e bendizendo a Santíssima Trindade e nos protegendo contra o inimigo de Deus.
Gosto muito de uma canção do Pe. Zezinho que canta a fé: Eu vim de lá do interior…lá se alguém passa em frente da matriz, se benze e pensa em Deus e não sente vergonha de ter fé! Por quantas vezes passamos em frente a uma Igreja ou Capela e nem se quer damos conta! E mais triste ainda é quando entramos na Igreja como se estivéssemos adentrando uma repartição pública. Que nesse dia possamos renovar nossa experiência de fé a ponto de sermos marcados pela Cruz de Cristo e nela fique todos os nossos pecados, desencontros e tudo mais que necessitemos deixar para viver verdadeiramente o chamado e a missão de Deus para nossa vida.
Quando exaltamos a santa cruz, exaltamos o próprio Cristo e proclamamos a vitória sobre o pecado. Pela cruz, que significa morte das próprias vontades, humilhação e obediência à vontade de Deus, nos santificamos, pois deixamos o nosso querer de lado para obedecer aos desígnios de Deus.
Exaltemos a santa cruz de Cristo, Nosso Salvador!