Seja bom…sempre que puder! Ouvir esse ensinamento me faz refletir muito o que tenho vivido e experimentado do que chamamos de Evangelho vivo e vivido e a vida de São Filipe Néri veio como um novo impulso nesse tempo de relativismo moderno.
Estou certo de que São Filipe Néri me visitou nesse dia para confirmar o caminho que busco trilhar como pessoa e principalmente como cristão. Quando observamos uma sociedade individualista, voltada para seus próprios interesses e mesmo quando realiza algo em favor de alguém o objetivo final é o benefício próprio ficamos desmotivados na prática da caridade e muitos até desacreditam da força do bem.
Contudo, a vida revela-nos caminhos e opções do que podemos chamar “projeto de eternidade”. Uma opção de vida simples voltada para o outro como nos ensina Jesus quando diz: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas. (São Mateus 7, 12)”. O filme todo é uma lição de vida mais partilho uma parte que falou muito comigo, uma conversa de Filipe Néri com um amigo que estava aflito e lhe falou que era difícil viver o Evangelho e Filipe lhe respondeu: “porque é muito simples”. Posso afirmar que realmente o ensinamento de Jesus é muito simples e o complicado da história sou eu quando por individualismo, ganância, egoísmo e tantas outras situações vou conduzindo minha vida da maneira que acho ser a melhor e por fim percebo que perdi grandes oportunidades de traduzir com minha vida o que muitas vezes não é compreendido da Palavra de Jesus.
Tive a oportunidade como missionário de passar por algumas cidades até mesmo no exterior evangelizando e foi uma experiência fantástica de anúncio que recordo com saudade. Gostaria de viajar o mundo anunciando o Evangelho mais como São Filipe Néri preciso entender e não esquecer de que minha vida é o primeiro púlpito.
Um homem de oração, penitência e adoração expressou com a vida a caridade de Cristo. Que São Filipe Néri interceda por nós e nos ajude a realizar na simplicidade, confiança e amor a nossa missão de EVANGELIZAR, pois diante de todas as propostas e vantagens desse mundo assumimos: “EU PREFIRO O PARAÍSO“.
Assista série comemorativa sobre os 500 anos do santo: