Exposição de cartuns retrata com bom humor momentos da Copa

Em tempos de Copa do Mundo, 11 artistas foram convocados para resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira. A exposição retrata com bom humor os momentos mais marcantes do esporte.

Assista à reportagem

Essa seleção de 11 craques com certeza não iria agradar muito o técnico Dunga. Os maiores nomes do cartum brasileiro se reuniram em uma exposição pra lá de bem humorada. As charges e caricaturas não deixam ninguém de fora desde a década de 50 até os dias de hoje.

Um dos cantinhos da exposição é dedicado às histórias em quadrinhos do desenhista Maurício de Sousa. Criador da Turma da Mônica, o maior fenômeno do gênero dos últimos 30 anos no Brasil, ele também criou alguns personagens para o futebol. O Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, faz o maior sucesso fora do Brasil e foi publicado em 32 línguas. Já o personagem Dieguito, inspirado no polêmico argentino Maradona, é uma criação de 1994, mas nunca foi publicada.

Nas mãos dos desenhistas tudo pode virar motivo de piada. Uma das charges mais recentes é a de Chico Caruso que ilustra a convocação de Dunga para a seleção. A Copa do Mundo de 2006 foi um prato cheio para os cartunistas.

Ainda durante as primeiras partidas Chico Caruso desenhou a seleção de salto alto. E por fim a decepção da derrota que ficou registrada em um poster inacabado de Fernandes. Juntos o futebol-arte e a arte do futebol relembram com humor as emoções e dramas de uma partida.

Flávia Trece
Canção Nova Notícias, RJ

Comentários

Deixe seu Comentario