“O Milagre do sol e as aparições de Fátima em 1917, foram recriados com efeitos especiais digitais no filme britânico 13ª Dia, que estreou aqui em Portugal no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI e Fátima, e também nos Estados Unidos.
O filme de produção independente é baseado na história das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, com especial destaque para o dia 13 de outubro de 1917. O filme teve como ponto de partida as memórias de Irmã Lúcia e de testemunhas.Apresenta a história dos 03 pastorinhos de Fátima, que presenciaram seis aparições de Nossa senhora no céu , entre maio e outubro.
No dia 13 de outubro de 1917, milhares de pessoas se deslocaram à Cova da Iria em Fátima, para assistir a aparição de Maria anunciada pelos pastorinhos e muitos garantiram ter visto o sol a mexer.
Apesar de ser uma ficção encomendada pelo Produtor executivo Leo Hughes, um fervoroso católico, Ian Higgins também ressalta que mesmo os não católicos vão apreciar a obra, porque a mensagem é universal.
É um filme intenso e de sensibilidade apurada. O filme usa predominantemente imagens preto e branco e o colorido é usado apenas durante as cenas das aparições e do episódio do sol.
Aqui em Portugal será distribuído pela Paulus Editora e o filme está nomeado para o Festival Internacional de Filmes de João Paulo II. Os responsáveis esperam que em 2010 já esteja disponível em várias partes do Mundo.