Envolvido pelo lençol ou pela graça

Estamos adentrando a Semana Maior na vivência da nossa fé. Nos preparativos para viver bem e mergulhar fundo no mar de graças que a providência nos reserva para esses dias busquemos os meios necessários e assim preparados nos coloquemos a caminho para viver essa passagem com Cristo.

Tive a oportunidade de participar da JDJ (Jornada Diocesana da Juventude) que aconteceu no Sábado (31/03) e também da missa cujo a liturgia celebrada foi a do Domingo de Ramos onde o Evangelho usado foi o de São Marcos 14, 1-15, 47 que relata desde a conspiração contra Jesus à seu sepultamento trás um versículo que nunca havia dado atenção como agora: o versículo 51 diz: Um jovem, vestido apenas com um lençol, estava seguindo a Jesus, eles o prenderam. 52 Mas o jovem largou o lençol e fugiu nú.

O que estava fazendo um jovem em tal situação seguindo Jesus? Porquê se encontrava nú envolto num lençol no meio da confusão? Dos quatro evangelistas somente Marcos trás esse detalhe que no primeiro momento parece só mais um personagem naquela noite. Ingenuidade a minha pensar assim pois Marcos quer lembrar que a fé se comprova pelo engajamento incondicional no seguimento de Jesus. Assim podemos tirar algumas lições preciosas escodidas nesse versículo:

O seguimento a Cristo exige compromisso pessoal: Podemos ver um compromisso no seguimento a Cristo em tal circunstâncias? Nem mesmo estava vestido, foi pego de surpresa e levado pela curiosidade. Aqueles que seguem a Cristo não podem fazê-lo por curiosidade. Infelizmente, ainda hoje muitos vivem o seguimento a Cristo pela curiosidade, vão a igreja, ao grupo de oração para ver o que acontece. Estão nús na fé buscando qualquer movimento curioso e não firmam um compromisso pessoal com Cristo;

o lençol

O seguimento a Cristo exige profundidade: O jovem se colocou a caminho envolto num lençol, entende-se que ele não se preocupou em vestir-se, colocou somente um paleativo, algo superficial. Quantas pessoas se colocam a caminho de forma superficial, assumem um compromisso na igreja de maneira superficial quando se pede um passo a mais, participação na formação para um serviço mais eficaz demostram a superficialidade no seguimento e saem correndo como aquele jovem;

O Seguimento a Cristo exige estar preparado: Aquele jovem apresentou-se totalmente vunerável. Quando os guardas ameaçaram predê-lo por estar seguindo Jesus ele se defendeu com as mãos descuidando do lençol que caiu deixando-o exposto, desprotegido, nú. Como sentir-se preparado enrolado num lençol? Seguir a Cristo implica combate, luta, provação (Eclo 2).

Para isso precisamos da Armadura de Cristo (Efésios 6) ao invés de um lençol, pois, quando o inimigo, a dificuldade atacar estaremos preparados e não seremos pegos de surpresa.

A nossa decisão por seguir a Cristo deve ser firmada por meio da oração, pelo estudo bíblico onde eliminamos todo paleativo e recebemos alimento sólido e na vivência dos sacramentos nos preparamos para a batalha de cada dia.

Sejamos pois, envolvidos pela graça do Espírito Santo que nos capacita a cada dia para o seguimento autêntico sem descuidar daquilo que somos investindo tudo no que podemos ser em Cristo.

Deusbençoe muito seus bons propósitos.

Comentários

Deixe seu Comentario