Na praia e nas favelas para falar de Jesus

Irmãs Doroteias apostam em várias actividades de Verão para evangelizar os jovens. Quarteira volta a acolher iniciativa

Com o carisma da educação e o ensino, as férias não significam paragem para as Irmãs Doroteias. O Verão surge antes como um desafio onde as religiosas envolvem os jovens. Até ao dia 30 desse mês, a evangelização será feita na praia. Uma experiência que a Irmã Alice Simões, da Pastoral Juvenil das Irmãs Doroteias explica ao programa ECCLESIA ser repetida.

“Este ano vamos estar essencialmente na praia em Quarteira e desenvolver também algumas actividade à volta da praia”.

Entre os dias 2 e 10 de Agosto, os jovens mudam-se para Évora onde, durante uma semana “vamos dialogar com o povo” através de actividades próprias com a população, “procurando descobrir os valores da população”. Haverá momentos de oração e de convívio conjunta com os eborenses.

Mas os projectos de Verão da Pastoral Juvenil das Doroteias não se esgotam em Portugal. Angola e o Brasil vão receber os jovens para trabalhar nas favelas. A religiosa explica que de acordo com os cursos que os jovens têm “vão desenvolver actividades que a população necessite”. Este trabalho requer uma preparação prévia que se estende ao longo de um ano, tem como objectivo analisar a realidade do país de destino “a partir dos projectos que desenvolvemos nessas comunidades”.

A Irmã Alice Simões frisa que estas experiências de voluntariado “não servem para fazer algo de muito extraordinário, pois o tempo é curto, mas acima de tudo ser presença”.

A Fundadora das Doroteias, Santa Paula, dava especial prioridade à juventude. “Foi atendendo à juventude na sua época, no Séc XIX, que a Congregação nasceu”, explica a religiosa que aponta a atenção permanente aos jovens. Tendo a evangelização como base do seu carisma, a Congregação possibilita a vivência desta “experiências, especialmente aos jovens, pois acreditamos que isto os ajuda a crescer”.

São Tomé e Príncipe recebe os jovens da Pastoral Juvenil das Doroteias entre 28 de Julho e 25 de Agosto. Angola será país anfitrião entre 30 de Julho e o final de Agosto.

Durante todo o mês de Agosto os jovens estarão nas favelas no Brasil e em Moçambique(em Lichinga).

Mais informações em http://pjvdoroteias.blog.com

Comentários

Deixe seu Comentario