Dom Fouad Twal, o novo patriarca latino de Jerusalém, tomou posse ontem no Santo Sepulcro, assumindo assim a liderança da Igreja Católica na Terra Santa.
Após seu antecessor, dom Michel Sabah, entregar-lhe o cajado, na missa de despedida no Jardim do Getsêmani, o arcebispo fez sua entrada triunfal no Santo Sepulcro. No patriarcado de Jerusalém se encontram, entre outros lugares sagrados, o Santo Sepulcro – em Jerusalém -, a Basílica da Natividade – em Belém – e a Igreja da Anunciação – em Nazaré.
Referindo-se ao conflito entre palestinos e israelenses, dom Twal disse que “nosso povo da Terra Santa, como todos os povos do Oriente Médio, não pára de sofrer, esperando a hora de sua libertação, a hora de sua ressurreição, pois sua Via Sacra continua”, disse.
O patriarca latino também pediu que os chefes das nações em conflito tenham “temor a Deus e piedade de vossos povos”, assim como “coragem para encontrar soluções justas, para que vivamos em paz e em segurança”. “Estamos certos de que a paz é possível, de que a justiça é possível, de que a confiança recíproca é possível”. O novo arcebispo dom FouadTwal, de 68 anos, nasceu na Jordânia, e, após sua formação sacerdotal, se especializou em direito canônico e internacional.