O valor do Sacrifício

Hoje vivi uma experiência de conversão, que me fez rever algumas coisas em mim:

Fui à Sta. Missa numa paróquia da cidade onde moro, havia até uma expectativa, uma alegria por ser dia de Sta. Mônica, celebrar essa mulher santa e formadora de santos. O Padre fez uma homilia breve, mas muito bonita, falando da Cruz, que o caminho do discípulo o leva a Cruz, pois ela é para nós Redenção e não derrota.
Mas o que me fez rever algo dentro de mim, é que apesar de o Padre ter falado da Cruz de Cristo, da Redenção, na hora da oração Eucarística ele pulou exatamente a parte da consagração, onde acontece o Sacrifício, aquilo me inquietou, começou a me dar uma agonia interior, eu não estava entendendo direito, pois o Padre continuou a oração depois da consagração sem ter feito a consagração, fez a oração do oferecimento (“Por Cristo…”), minhas pernas tremiam e eu queria ir lá falar para o Padre que não ouve Sacrifício, que ele nada estava oferecendo a Deus com aquela oração, que o Corpo e Sangue de Cristo não estava ali, mas eu não conseguia sair do lugar, eu não sei o que aconteceu.  Na ora da Comunhão o Ministro pegou as partículas no Sacrário e distribui ao povo, e o Padre comungou o vinho e a hóstia sem consagrar. Eu fui para a fila da Comunhão sem entender direito o que estava acontecendo, recebi Jesus, e tive até a sensação de que a Hóstia se desfez mais rápido na minha boca.
Após o término da missa, fui conversar com o Padre, e ele disse que não tinha percebido que não fez a consagração, perguntou ao Diácono se ele percebeu, e ele disse que não. Enfim, tinha 1 Diácono, 3 Ministros,  e ninguém percebeu que não houve o Sacrifício.
Voltei para a casa de missão muito mexida com tudo isso, eu até tremia.

Ao chegar fui para a Capela e chorei, não conseguia parar de chorar. Fui me questionando se eu realmente dou o devido valor à Sta. Missa, tantas vezes vou à missa com tantas coisas na cabeça que não vivo como deveria o Sto. Sacrifício. Perguntei a Jesus: Por que o Senhor permitiu que não acontecesse o Sacrifício naquela missa?
Esse Sacrifício fez muita falta ao mundo, pois é o Sacrifício de Jesus que acontece todos os dias e horas que sustenta esse mundo.
Esse acontecimento gerou um grande arrependimento no meu coração. Fiquei muito incomodada em ver um Sacerdote comendo uma hóstia e tomando o vinho sem consagrar.
Muitas vezes eu Comunguei como se Jesus não estivesse ali, sem o devido amor e atenção que devo ter. E algumas vezes falei da Cruz (como o Padre falou), mas não vivi a minha cruz, não contemplei a Cruz de cristo e o seu Sacrifício no Altar.
E, aonde estava a cabeça daqueles que estavam “servindo o Altar”? O que estamos fazendo com aquilo que é Sagrado?
Também me questionei até onde eu tenho força para me levantar diante de algo que não está correto, quantas vezes por medo já me calei diante de situações que afetavam, não só a mim, mas aos outros. Até que ponto eu tenho coragem de dizer a verdade?

Meu Deus Misericórdia! Tende Piedade e converte meu coração e o coração do seu povo.

Sta. Mônica, rogai por nós!

Sirlane Santana

Comentários

Deixe seu Comentario