Papa encerra Congresso Eucarístico Internacional 2008

Milhares de fiéis reuniram-se este Domingo na cidade canadiana do Quebeque, apesar do mau tempo, para a conclusão do 49.º Congresso Eucarístico Internacional, numa cerimônia que contou com a presença de Bento XVI, via satélite, desde Roma.

Na homilia da Missa de encerramento desta iniciativa, presidida pelo Cardeal Jozef Tomko, o Papa falou da Eucaristia como “a expressão por excelência do amor de Deus”.

Nesse contexto, pediu um compromisso “com os nossos irmãos, para enfrentar os desafios presentes e a tornar o planeta um lugar bom para viver”.

“Por isso – sustentou Bento XVI – é necessário lutar para que todas as pessoas sejam respeitadas desde a sua concepção até à morte natural, para que as sociedades ricas acolham as mais pobres e lhes dêem toda a sua dignidade, que todas as pessoas possam alimentar-se e fazer viver a sua família, que a paz e a justiça brilhem em todos os continentes”.

Estes, segundo o Papa, “são alguns dos desafios que devem mobilizar todos os nossos contemporâneos e para os quais os cristãos devem apoiar as suas forças no mistério eucarístico”.

“A Eucaristia é o nosso tesouro mais belo”, disse, indicando que, nela, os crentes são introduzidos “na vida eterna”.

A concluir a sua homilia, Bento XVI anunciou que o 50.º Congresso Eucarístico Internacional irá decorre em Dublin, República da Irlanda, no ano de 2012.

Aos 11 mil peregrinos presentes no Quebeque uniram-se cerca de 50 Cardeais e mais de 100 Bispos, destacando assim a importância desta manifestação pública da Igreja.

Sábado à noite, no âmbito do Congresso, teve lugar uma vigília de oração de jovens e adultos, durante a qual foi transmitida uma videomensagem de Bento XVI, na qual o Papa pediu que os mais novos sejam “portadores da paz de Jesus e testemunhas da sua mensagem de amor”.

“Não tenhais medo de anunciar Cristo aos jovens da vossa idade. Mostrai-lhe que Cristo não é um entrave para a vossa vida, nem para a vossa liberdade, pelo contrário mostrai-lhe que Ele nos dá a vida, nos torna livres para lutar contra o mal e fazer das nossas vidas algo de bom”, concluiu.

Comentários

Deixe seu Comentario