Amadeo Cencini fala de uma forma muito clara sobre vocação: “A vocação é o encontro de duas liberdades, a liberdade absoluta de Deus que chama e a liberdade humana que responde a este chamado.”
É belo perceber que esse chamado torna fecundo o relacionamento de amor entre Deus e o homem.
Todos temos uma missão, nossa vida não é obra do acaso é possível fazer escolhas acertadas para que não passemos pela vida sem percebê-la.
Faz parte da lei natural da vida, o relacionamento entre os homens, ninguém pode se desenvolver sozinho, dependemos totalmente dos nossos progenitores ao nascer e das relações sociais para nos desenvolvermos como pessoas humanas criadas por Deus.
As capacidades humanas como o intelecto, a vontade e a linguagem foram dadas ao homem para que ele vivesse a sua vocação de abertura para o outro, num ambiente de integração. O corpo lhe possibilita locomover-se, tomar posse de coisas, cuidar delas, construir outras; o conhecimento coloca-o em contato com o mundo que o cerca; a vontade lhe permite escolher e amar; e a linguagem lhe permite comunicar-se.
Sozinho o ser humano não pode realizar as suas aspirações mais elevadas. É necessário que se una aos outros para que eles lhe ajudem a conquistá-las. É preciso a ajuda mútua para atingir um fim.
Enfim sozinho não há “vida”, existência. O homem é para o outro, há uma ligação e uma troca na relação humana.
Quando deixamos de lado a essência para o qual fomos criados caímos numa grande armadilha, não nos sentimos mais responsáveis pela vida do outro, pelo cuidado com o outro. A consequência disto foi a introdução do individualismo, doença do mundo de hoje, que já afetou a muitos e pode ter afetado a mim e a você. ATENÇÃO!
É preciso usar o antídoto contra este mal, chamado “comunhão”. Ela gera vida, constrói, perdoa, recomeça. O SER HUMANO, NOSSO SEMELHANTE, É AQUELE QUE DEVEMOS AMAR COMO À NÓS MESMOS, QUE DEVEMOS RESPEITAR COMO UMA PESSOA.
Esta é a nossa vocação primeira se formos fiéis a esta encontraremos com a nossa vocação especifica e autentica.
Por isso detecte na sua vida estes aspectos:
1- Onde está Deus na sua história?
2- Qual o sentido da sua história de vida?
3- Como eu tenho feito uso da vida?
4- Que relevância tem o outro para mim?
Com esses pontos simples o começo é garantido para um encontro verdadeiro para o qual Deus lhe criou.
Cristiane Henrique
Missionária Com. Canção Nova