Renúncias Quaresmais poderão ir para o Haiti

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa solidário com a tragédia no Haiti

A Igreja Portuguesa poderá encaminhar as renúncias quaresmais deste ano para auxiliar a população no Haiti. Esta possibilidade foi esta manhã admitida por D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, à margem do Congresso Internacional sobre o presbítero «À Escuta da Palavra», que termina esta sexta-feira, em Braga.

O Haiti sofreu, há três dias, um terramoto de destruiu a capital deste país, Port-au-Prince. Segundo dados avançados pela Cruz Vermelha, o abalo terá provocado 50.000 mortos. Mas os números não são finais uma vez que as operações de socorro continuam numa corrida contra o tempo à procura de sobreviventes no meio dos escombros.

A Cáritas portuguesa lançou uma campanha de solidariedade disponibilizando inicialmente 5000 euros. Também foi aberta uma conta de solidariedade na Caixa Geral de Depósitos para eventuais donativos.

D. Jorge Ortiga que acompanha os esforços de auxílio às vítimas através das notícias, dá conta de uma “confusão e desorganização. Quando o cenário for mais compreensível, naturalmente a Igreja portuguesa também terá de se solidarizar não só com a Igreja mas também com o povo”.

O Presidente da CEP admitiu que cada bispo na sua diocese ou mesmo em conjunto poderá ajudar o povo haitiano.

“Aproxima-se a Quaresma e, neste tempo, a Igreja tem o seu contributo penitencial. Poderemos orientar para o Haiti”, acrescentou o também Arcebispo de Braga.

 

Comentários

Deixe seu Comentario