Vaticano satisfeito com avanços nas relações com o Vietnam.

O Vaticano manifestou a sua satisfação com os resultados da visita que uma delegação diplomática realizou ao Vietnam, destacando o clima “franco e cordial” em que decorreram as conversações.Presidida por D. Pietro Parolin, subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados, esta delegação passou uma semana no país asiático, onde manteve uma série de reuniões com o departamento governamental para os Assuntos Religiosos.

Segundo o comunicado divulgado na sala de imprensa de Santa Sé, estas sessões de trabalho “permitiram discutir, num clima franco e cordial, vários aspectos da vida e da atividade da Igreja no país”.

Em particular, foram abordadas “as nomeações episcopais, a restituição gradual ao uso eclesial de propriedades nacionalizadas ao seu tempo, a aplicação das normas sobre a liberdade religiosa, o contributo dos católicos na promoção humana e na difusão da cultura da solidariedade para com os mais desprotegidos, bem como na educação moral das futuras gerações”.

Nesta viagem, organizada anualmente abordar temas bilaterais, D. Parolin encontrou-se também com representantes do Conselho Episcopal, com a Igreja Católica e com o Comitê Popular de Hanói, todos envolvidos na controversa questão das terras.

O Vietnam, com os seus 86 milhões de habitantes, tem seis milhões de católicos, o segundo maior número de fiéis do sudeste da Ásia depois das Filipinas. Mesmo assim, as relações entre católicos e Partido Comunista têm sido marcadas por forte tensão.

No início de 2007, o Papa recebeu no Vaticano o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, e, depois da reunião, ambos declararam a intenção de trabalhar pelo pleno restabelecimento de relações diplomáticas.

No Natal do ano passado, a tensão voltou a crescer quando milhares de católicos organizaram vigílias de oração em diversas igrejas do país para pedir ao Governo as terras tiradas à Igreja durante a década de 50 do século passado.

A delegação do Vaticano foi recebida na semana passada pelo ministro vietnamita dos Negócios Estrangeiros, Pham Gia Khiem, com o qual houve “uma troca de opiniões sobre a atualidade internacional”.

O Vietnam será um dos membros não-permanentes do Conselho de Segurança da ONU, pela primeira vez, a partir do próximo mês de Julho. O Vaticano destaca o papel “cada vez mais importante que o país está a assumir na comunidade das nações”.

Comentários

Deixe seu Comentario