A VOCAÇÃO DE SÃO PAULO

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A VOCAÇÃO DE SÃO PAULO

(Dos Escritos do Cardeal Carlo Maria Martini)

É muito importante renovar diariamente o nosso propósito, porque o caminho é sempre difícil, sendo necessário ter bem claro o ideal que nos guia, momento a momento na experiência de comunhão de fé que nestes dias estamos a viver”

1) Ler a história de vocação de São Paulo em At, 26 (depois comparar com At 9 e 22): Qual a intenção a que Paulo faz alusão? No versículo 11 ele diz: “em todas as sinagogas eu procurava obrigá-los a blasfemar por meio de torturas e, no auge do furor, eu perseguia-os até nas cidades estrangeiras”. Trata-se, portanto, de uma intenção de hostilidade, uma intenção negativa que certamente não conduziam a um novo caminho, por isso, mostram a gratuidade do dom de Deus a Paulo, dom que é, antes de tudo, como que uma luz que ilumina as coisas, uma luz que permite um olhar totalmente diferente da realidade (Importante isso). Depois, a luz torna-se voz: “Todos nós caímos por terra. Então ouvi uma voz que me dizia em hebraico: ‘Saulo, Saulo porque Me persegues? É difícil recalcitrares contra o aguilhão’. Eu respondi: ‘Quem és Tu, Senhor’”. (At 26,14-15a). A voz censura e, ao mesmo tempo, mostra um desígnio, um projeto a que Paulo vai resistindo, embora na pergunta que faz já haja uma abertura, um desejo de compreender, uma necessidade de orientação, até mesmo uma disponibilidade.

E a resposta é ampla, porque engloba todo o conjunto da vocação de Paulo – At 26,15b-18 – A resposta coloca a pessoa de Jesus no centro e, por isso, com a sua pessoa, também a Igreja, o Corpo de Cristo. Depois é largamente exposta a missão a que Paulo é chamado: a) O objetivo da missão: “Eu constituí-te para seres servo e testemunha desta visão, na qual me vistes, e também de outras visões, nas quais Eu te aparecerei”; b) A certeza de que Jesus o ajudará na missão: “Eu vou livrar-te deste povo e dos pagãos…”; c) os destinatários do mandato: os pagãos “aos quais te envio”; d) O Claro fim da missão: “envio-te aos pagãos para que se convertam das trevas para a luz, da autoridade de Satanás para Deus e, deste modo, pela fé em Mim, receberão o perdão e a herança entre os santificados”. Aqui lemos todo o elemento negativo de que as pessoas devem ser libertadas, e todo o elemento positivo, isto é, a remissão dos pecados e a herança dos ilhós de Deus.

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